Serviços

Motivos para fazer a limpeza do ar-condicionado

Motivos para fazer a limpeza do ar-condicionado

20 de maio de 2022 0 5 min de leitura

Motivos para fazer a limpeza do ar-condicionado

Como fazer a limpeza do ar-condicionado?

Cada vez mais o ar-condicionado se torna um aparelho indispensável nas residências e escritórios do Brasil e como qualquer outro eletrodoméstico deve ser limpo! A higienização do ar-condicionado é essencial para evitar o acúmulo de sujeira, fungos, ácaros, bactérias e melhorar seu funcionamento. Então, confira o passo a passo de como fazer a limpeza do ar-condicionado aqui!

Quando devo realizar a limpeza do ar-condicionado?

Uma vez por semana. A limpeza do painel e do filtro do aparelho deve ser feita uma vez por semana, caso o ambiente esteja muito empoeirado. Em outros casos, a limpeza pode ser feita mensalmente ou a cada dois meses. Alguns modelos contam com sistema de alerta de limpeza e até auto limpeza como no caso da linha Maxiflex, facilitando a vida dos mais esquecidos.

Além da higienização superficial da máquina, que deve ser realizada com um pano úmido a cada 15 dias.

Limpeza de ar-condicionado profunda: Semestralmente ou uma vez no ano

A limpeza anual do ar-condicionado deve ser feita, preferencialmente, por um profissional e antes de começar o verão. Recomendamos higienizar durante o inverno, quando o aparelho fica mais tempo desligado. Mas caso queira realizar você mesmo a limpeza do seu ar-condicionado, veja abaixo!

Como fazer a limpeza do ar-condicionado split? Entenda o passo a passo:

1- Antes de tudo, desligue o ar-condicionado e retire o plugue da tomada.

2- Remova o painel frontal e limpe-o com um pano seco e macio, mas se o painel estiver muito sujo, lave-o com água morna (abaixo de 48º C). Espere secar e vá para o filtro.

3- Desencaixe o filtro de ar da unidade interna e limpe-o com um aspirador de pó, exceto se a sujeira estiver muito evidente. Nesse caso, você pode usar ainda água morna e detergente neutro. Após seco, reinstale o filtro e feche o painel para a limpeza do ar-condicionado ser finalizada.

4- O procedimento de limpeza do ar-condicionado da janela não é muito diferente. Limpe o painel frontal com pano seco e macio ou utilize um aspirador de pó.

5 – Para limpar o filtro desse condicionador de ar, remova-o da unidade interna e retire a sujeira com aspirador de pó ou água e sabão.

6 – Espere secar, recoloque-o na posição original e ligue na tomada.

Importância da limpeza do ar-condicionado

A limpeza do ar-condicionado evita reações alérgicas e rinites. Além de limitar a propagação de doenças pelo ar e assim aumentar a sua durabilidade.

Ou seja, é necessária a limpeza preventiva do aparelho para não ocorrer o acúmulo de sujeira no filtro e paredes internas do ar-condicionado.

Também podemos citar que a falta de limpeza causa falhas na climatização e aumento do consumo de energia do aparelho.

Aproveite e veja também: Cuidados com a limpeza de ar-condicionado

Limpeza do ar-condicionado por um profissional qualificado

Realizar a limpeza com um profissional especializado é garantir que a higienização interna do seu aparelho será feita perfeitamente e sem riscos de proliferação de doenças ou danos ao aparelho.

Ressaltamos que os profissionais técnicos nunca usam produtos químicos ou jogam água diretamente sobre o painel. Sempre seguem as instruções de limpeza presentes no manual, pois cada marca pode ter alguma recomendação específica e cuidados especiais sobre como limpar o ar-condicionado.

Atenção: Na hora da compra, observe atentamente os recursos do condicionador de ar, já que muitos oferecem filtros e funções muito eficientes. Alguns modelos têm filtro de bactérias e outros filtros de pelos de animais, ideal para quem tem gatos ou cachorros em casa.

Conheça agora o Ar-condicionado LG Dual Inverter Voice UV Nano que possui lâmpadas LED Ultravioletas UV Nano que eliminam 99,99% das impurezas do ar dentro do aparelho, garantindo que o ar saia mais puro.

Empresa especializada em limpeza de ar condicionado

Na Leveros, você encontra o melhor serviço de Limpeza e Manutenção do segmento. Quer saber mais? Conheça alguns dos nossos diferenciais:

  • Máquina de Limpeza – Nossa equipe utiliza uma máquina que proporciona mais higiene e agilidade na hora de realizar a limpeza
  • Não desinstalamos o ar-condicionado – Por utilizarmos a máquina de limpeza, não há a necessidade de realizar a desinstalação do ar-condicionado para fazer a higienização.
  • Manutenção inclusa – Nosso serviço inclui a verificação da necessidade de manutenção do ar-condicionado. Assim, seu aparelho dura muito mais e gera economia na sua conta de luz.
  • Técnicos treinados e certificados – Todos os nossos parceiros passam por treinamentos para atualização de conhecimento sendo certificados para a execução do serviço.
  • Monitoria de Performance – Nós acompanhamos de perto a performance dos nossos técnicos parceiros para podermos oferecer sempre a melhor experiência para nossos clientes.
  • Você não perde a garantia do fabricante – Sabia que executar a limpeza com um técnico não credenciado pode acarretar perda da garantia do seu ar-condicionado? Com a Leveros, você não corre esse risco.

Não deixe para depois. Contrate já o seu serviço de Limpeza e Manutenção na Leveros e tenha um ar sempre limpo e puro Clique aqui para adquirir!

Você sabia que a Anvisa tem normas rígidas que exigem a limpeza do ar-condicionado? Não, então confira aqui!

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários