Tecnologia

Disjuntor x ar condicionado: como escolher certo?

Disjuntor x ar condicionado: como escolher certo?

08 de novembro de 2023 0 8 min de leitura

Disjuntor x ar condicionado: como escolher certo?

Na instalação de um ar-condicionado novo em sua residência ou negócio, é importante se atentar às especificações técnicas, detalhes elétricos e configurações de energia. Esses passos são essenciais para garantir a eficiência e funcionamento seguro do aparelho.

Uma peça essencial para um bom funcionamento de ares-condicionados, é o disjuntor, responsável por desempenhar tarefas essenciais na proteção das instalações elétricas. Para te ajudar a escolher corretamente, a Leveros preparou um artigo com detalhes importantes sobre o disjuntor e ar-condicionado, explorando como é o seu funcionamento. Boa leitura!

O que é um disjuntor e qual sua principal função?

Antes de abordar a função de um disjuntor para um ar-condicionado, é importante que você entenda primeiramente a sua função em um sistema elétrico. O disjuntor é um dispositivo de segurança, utilizado em para proteger toda a instalação elétrica contra curtos circuitos e possíveis sobrecargas de energia.

Sua atuação é como um interruptor automático, atuando em casos de condições anormais que podem representar riscos à segurança dos sistemas elétrico e de aparelhos eletrônicos.

Continue a leitura e conheça as principais funções de um disjuntor.

Proteção contra sobrecarga

Essa proteção é considerada uma das principais funções de um disjuntor. A sobrecarga ocorre quando há uma demanda excessiva de corrente elétrica em um determinado circuito.

Essa alta demanda pode ser por conta de alguns fatores como vários dispositivos ligados simultaneamente e falhas em algum equipamento.

Esta sobrecarga pode resultar um aquecimento excessivo dos condutores elétricos, podendo ocasionar um risco de incêndio. Com o disjuntor, caso a corrente elétrica exceda o seu valor, ele vai interromper de forma automática o circuito, evitando assim a sobrecarga, evitando possíveis danos.

O disjuntor atua da seguinte forma na proteção contra sobrecargas:

  • monitoramento da corrente: com um monitoramento contínuo, o disjuntor é projetado para dar suporte para correntes específicas, denominada corrente nominal;
  • limite máximo de corrente nominal: em caso de excesso da corrente nominal do disjuntor por conta de sobrecarga, o dispositivo irá responder de forma imediata;
  • desarme do circuito: o circuito é desligado imediatamente, em casos de excesso do fluxo de corrente elétrica;
  • reset manual ou automático: após ser desarmado devido a uma sobrecarga, alguns disjuntores permitem o reset automático ou manual. Com isso, será possível corrigir o problema, antes de realizar a restauração da corrente elétrica no circuito.

Lembre-se que para selecionar o disjuntor correto para uma instalação, é necessário considerar o desgaste nominal da corrente, conforme as necessidades dos equipamentos conectados ao sistema.

Proteção contra curto-circuito

Em casos de curtos-circuitos, a corrente elétrica trabalha em uma rota não prevista, os disjuntores são responsáveis por atuar rapidamente, cortando a energia, garantindo segurança para o sistema elétrico.

A atuação do disjuntor contra curtos-circuitos:

  • detecção rápida;
  • proteção contra danos;
  • abertura imediata do circuito;
  • evita risco de incêndios;
  • facilidade para o reabastecimento.

A proteção contra curtos circuitos é essencial, pois além de garantir a integridade do sistema elétrico, também garante segurança para propriedades e pessoas.

Segurança do sistema elétrico

Por interromper a corrente elétrica em casos de sobrecarga ou curto-circuito, o disjuntor é responsável por desempenhar um papel essencial na preservação do sistema elétrico como:

  • evitando, danos contra fios;
  • garante integridade dos painéis elétricos.

Proteção para equipamentos

Com um disjuntor, será possível garantir proteção para os aparelhos conectados ao circuito elétrico. Por ser um dispositivo projetado para interromper ou fornecer energia em casos de curto-circuito, ou sobrecarga, será possível evitar danos em aparelhos eletrônicos conectados.

Entre alguns aspectos relacionados à proteção de equipamentos fornecidos pelos disjuntores, estão:

  • prevenção de danos;
  • aumento da vida útil dos equipamentos;
  • proteção contra falhas internas;
  • adaptação para diferentes cargas;
  • minimização de custos com reparos e substituições.

Com os disjuntores corretos, você terá uma camada extra de proteção para seus equipamentos conectados na rede elétrica.

Qual a importância de escolher o disjuntor adequado para o Ar-Condicionado?

A escolha por disjuntor para o ar-condicionado é importante para garantir a eficiência operacional do equipamento, além de proporcionar segurança de todo o sistema elétrico.

Os aparelhos de climatização, principalmente os que apresentam uma maior capacidade de climatização, vão exigir uma capacidade maior de energia elétrica durante o seu funcionamento. Com um interruptor inadequado, você pode ter problemas com desligamentos ocasionais, podendo trazer riscos para o equipamento.

É fundamental considerar alguns fatores na escolha do disjuntor para o ar-condicionado como:

  • corrente nominal: é importante verificar a corrente nominal do ar-condicionado, e assim escolher um disjuntor com a capacidade igual ou superior;
  • tensão nominal: certifique-se que o disjuntor é compatível com o sistema elétrico que ele será instalado;
  • tipo de disjuntor: existem diferentes tipos de disjuntores, e é importante que você escolha por um modelo que atenda normas de segurança e especificações do sistema elétrico;
  • capacidade de interrupção: é necessário checar a capacidade de interrupção, que indicará qual será a capacidade em casos de sobrecarga. É importante ser adequado para proteger o sistema elétrico do seu ar-condicionado.

Tipos de disjuntores mais comuns

Como visto acima, existem diferentes tipos de interruptores, e é essencial escolher um adequado para garantir o funcionamento correto do seu ar-condicionado. A escolha pelo modelo ideal vai depender de alguns fatores, como a capacidade elétrica do ar-condicionado e também das características do sistema elétrico em que será instalado.

A seguir, você vai conhecer os disjuntores mais comuns e as características de cada um.

Disjuntor termomagnético

É considerado um dos mais utilizados, sendo responsável pelo controle e monitoramento da corrente elétrica. Ele é responsável por interromper o fluxo de energia em caso de picos que ultrapassam o normal.

Possui a combinação de dispositivo térmico, que é sensível ao aumento das temperaturas, e também por um dispositivo magnético, sensível a correntes de curto-circuito.

Disjuntor Diferencial Residencial

O disjuntor Diferencial Residencial, também conhecido como DR, é projetado para garantir proteção contra choques elétricos. Com isso, a sua função principal, é proteger as pessoas contra o choque, pois possui a capacidade de detectar correntes de fuga, interrompendo o circuito. É um disjuntor recomendado para áreas que apresentam umidade maior.

Disjuntor Unipolar e Bipolar

O disjuntor Unipolar protege em apenas uma fase de circuito elétrico, sendo geralmente utilizados em iluminação e tomadas, onde a corrente flui por um condutor.

Já o disjuntor bipolar, é ideal para motores, como os ares-condicionados, por proteger em duas fases do circuito elétrico.

Como determinar o disjuntor ideal para o ar-condicionado?

O passo mais importante é saber a potência elétrica do seu ar-condicionado. É necessário conferir o manual do fabricante do ar-condicionado, para assim determinar a amperagem necessária para o disjuntor.

Como exemplo.

  • Ar-condicionado de 9.000 BTUs: necessita de disjuntores com amperagem entre 10 a 15;
  • Ar-condicionado de 18.000 BTUs: disjuntor com aparagem de 20 A.

Caso o ar-condicionado não conte com um manual que indique a corrente elétrica consumida pelo aparelho, será necessário realizar o cálculo, utilizando a potência elétrica.

Para realizar este cálculo, é necessário que você entenda que a potência elétrica, medida em WATTS, é completamente diferente da potência da refrigeração, medida em BTUs. Sendo assim, não será utilizado a potência da refrigeração, para dimensionar disjuntores e cabos.

Como exemplo, um ar-condicionado de 11.000 BTUs, com a potência do ar-condicionado para 1200W e a tensão para 220V, a corrente seria 1200W/220V = 5,45 ampéres.

Após isso, será necessário multiplicar o valor nominal de corrente elétrica, com o fator de serviço = 1,25. Neste caso específico, 5,45 x 1,25 = 6,18 A.

De modo geral, os disjuntores para ares-condicionados são o de curva C, que protegem circuitos que alimentam cargas com características de corrente moderada.

Atenção! É recomendado consultar profissionais capacitados, como eletricistas, para avaliar todas as condições e garantir que o dimensionamento dos disjuntores será feito corretamente, seguindo as conformidades elétricas.

Agora que você já sabe como escolher o disjuntor correto para o seu ar-condicionado, continue no blog da Leveros e saiba como escolher um ar-condicionado inverter?

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários