O crescimento de centros urbanos está cada vez mais comum, e com eles vêm as construções gigantescas, como os arranha-céus e condomínios.
A instalação do ar-condicionado split em prédios com grande altura pode ser um desafio, já que existem diversos passos a seguir, além de regramentos e demais etapas de segurança.
Quer entender como realizar esse tipo de instalação? Continue a leitura e entenda os pontos mais importantes desse serviço:
Primeiro, conheça as normas de instalação de ar em prédio alto
Antes de começar a oferecer o serviço e instalar ar em prédios altos, você deve seguir algumas normas e regramentos de segurança que respeitem os ordenamentos jurídicos trabalhistas.
O artigo do GOV sobre a norma regulamentadora (NR-35), esclarece pontos importantes para seguir com o trabalho em altura. É importante você ter total atenção, já que desempenhar esse tipo de serviço requer cuidados especiais. Veja com mais detalhes como instalar ar condicionado split em prédio alto:
1- Avaliação do local
O local precisa passar por uma espécie de vistoria antes de começar o desempenho da instalação do ar split, por isso, é importante conversar com profissionais habilitados para avaliar o prédio, os quais trabalham nas seguintes áreas de especialização:
- Técnico em Segurança do Trabalho;
- Engenharia Estrutural;
- Engenharia de HVAC (sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado)
- e Manutenção Predial.
Ainda de acordo com o Gov, os técnicos em instalação devem passar pelo treinamento da NR-35 antes de realizar o trabalho em altura, a fim de evitar quaisquer acidentes por falta de conhecimento do uso de equipamentos de proteção individuais, condutas em situação de emergência e demais normas de segurança.
⚠️Importante: os projetos de instalação nem sempre irão precisar de todas as áreas citadas acima, são apenas sugestões que auxiliam na segurança e prevenção de acidentes no trabalho.
2- Como escolher o local adequado para instalar a unidade externa?
A instalação em altura, como em prédios, condomínios e empresas, necessita de cuidados ao escolher o local para a unidade externa, já que na maioria das vezes, ela é a parte mais pesada e possui maior dimensão do que as outras peças do aparelho de ar-condicionado, o que implica diretamente na escolha do local.
Além disso, alguns condomínios possuem regras internas sobre como deve ficar a estética da fachada com as unidades externas, por isso, é necessário consultar a pessoa responsável pela sindicância do prédio e entender quais as normas específicas estão implementadas e aprovadas.
Veja os principais pontos a considerar sobre onde instalar o ar-condicionado:
Acesso adequado
Verifique um local com fácil acesso para a instalação, manutenção e reparos futuros da unidade externa. O que implica em áreas com acessibilidade próxima: escadas, elevadores, sacadas e possibilidade de conexão dos equipamentos de acesso em altura, o que varia de acordo com o estilo e estrutura do prédio.
Distância do ponto de ventilação
A unidade externa deve estar a uma distância adequada do ponto de ventilação, garantindo um fluxo de ar eficiente. Essa distância pode variar de acordo com as instruções do fabricante de cada marca de ar-condicionado.
Proteção contra obstruções
Alguns prédios podem estar sujeitos a impedimentos, como árvores, paredes próximas ou grandes estruturas ao redor. Assim, é necessário verificar se essas obstruções irão, ou não, bloquear o fluxo do ar.
Drenagem da água
Escolha um local onde seja possível instalar um sistema de drenagem para evitar problemas de acumulação de água e danos ao prédio, como por exemplo a infiltração e mofo.
Distância segura de área ocupadas
A unidade externa deve ficar fora do alcance de áreas que possuem ocupação, evitando risco de acidentes e impactos de ruído e vibração causados pela unidade condensadora, tais como: varandas, janelas e até áreas de passagem.
3- Dimensionamento e escolha do equipamento
O ar split deve ser dimensionado corretamente na estrutura do prédio e deve ser bem fixado para evitar acidentes. Considere também os telhados e terraços dos prédios que possuem altura elevada.
Lembre-se que o ar split é uma das escolhas mais viáveis para instalar em locais altos, já que possui tamanho compacto, o que facilita tanto na instalação, quanto nas manutenções de rotina.
4- Preparação e uso de equipamentos de proteção
Conforme citado anteriormente, a norma regulamentadora NR-35, comenta a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Conheça os itens mais importantes e populares:
- Cinto de Segurança – tipo paraquedista;
- Talabarte de Segurança;
- Capacete;
- Luvas;
- Óculos de Proteção;
- e Calçados de Segurança Antiderrapantes.
Os itens mencionados acima contemplam somente o instalador. Para garantir uma instalação segura, é necessário contratar um profissional técnico em segurança do trabalho para avaliar os demais equipamentos a serem utilizados no local como um todo.
5- Procedimento de instalação
Agora que você já entendeu os passos anteriores, basta seguir com a instalação: verificação da fiação elétrica, tubos de cobre, gás, conexão das unidades interna e externa, além de outras etapas.
6- Por último: faça testes
Após realizar todos os procedimentos para instalar o ar split com segurança em locais altos, você precisa realizar testes para ter certeza de que a instalação foi um sucesso, ou se ajustes deverão ser feitos.
Teste o aparelho de ar-condicionado para verificar se todas as funcionalidades estão em pleno funcionamento, como os modos: quente, frio, ventilação e demais especificações do aparelho em questão.
Gostou do conteúdo? Acesse o blog Leveros e saiba mais sobre ar-condicionado.
E se você está começando no ramo, saiba como instalar ar-condicionado de forma eficaz!
Fontes:
Gov NR-35:
Blog Kiper:
Confira aqui os melhores modelos e marcas de ar-condicionado
22 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Como funciona o ar-condicionado?
15 de novembro de 2024 | 0 | 6 min de leitura
Vale a pena ter ventilador de teto? Veja quais as vantagens e desvantagens desse produto
08 de novembro de 2024 | 0 | 5 min de leitura