Dicas

Como afastar insetos no verão? Confira dicas infalíveis

Como afastar insetos no verão? Confira dicas infalíveis

20 de março de 2023 0 6 min de leitura

Como afastar insetos no verão? Confira dicas infalíveis

Durante o verão, é comum que os insetos apareçam em maior quantidade, algo que causa muito incômodo. Para evitar problemas, é importante adotar algumas medidas preventivas, como o uso de repelentes e telas de proteção nas janelas.

A abundância de insetos nesse período acontece porque o clima quente e úmido cria o ambiente propício para a aceleração do metabolismo dos mosquitos, pernilongos, baratas, pulgas e outros insetos, aumentando assim a sua reprodução e proliferação.

Continue a leitura do artigo preparado pela Leveros com dicas de como afastar os insetos no verão! 

Itens que ajudam a livrar de insetos

O verão é um excelente período para curtir o calor em praias, piscinas com amigos e familiares. Mas alguns cuidados devem ser tomados, principalmente em casa, pois essa estação costuma trazer juntamente com ela alguns insetos para dentro de sua residência. 

A Leveros preparou algumas dicas para ajudar você a se livrar dos insetos durante a época mais quente do ano. Continue a leitura para conferir como afastar os insetos no verão!

Repelentes

São os mais conhecidos quando o assunto é proteção contra insetos como muriçocas e pernilongos. No mercado existem diferentes tipos de repelentes, incluindo os naturais e os sintéticos. Fique atento às instruções de uso e reaplicar o produto conforme indicado.

Velas aromatizadas e incensos

Velas e incensos que contam com óleos essenciais de citronela, lavanda, alecrim e eucalipto também são boas opções para afastar insetos naturalmente. Além disso, ajudam a criar uma atmosfera agradável e relaxante.

Telas mosquiteiras 

São colocadas nas janelas e ajudam a impedir a entrada de insetos em sua casa. Certifique-se de que as telas estão bem fixadas e sem rasgos. 

As telas mosquiteiras são produzidas em diferentes materiais, como PVC, alumínio, fibra de vidro e aço inoxidável, podendo ser encontradas em tamanhos e formatos diferentes para se adaptar a diferentes tipos de aberturas. Além disso, esses modelos de tela são fáceis de higienizar e também permitem uma boa circulação de ar.

Lampada anti-inseto

Com cores quentes, esse modelo de lâmpada consegue afastar os insetos de um ambiente. Os insetos se sentem atraídos pela cor branca e com lâmpadas anti-inseto eles não se aproximam, pois assim não conseguem enxergar com precisão. 

Receitas caseiras

Uma das mais utilizadas, é a receita com óleo essencial de citronela com 1 colher de sopa de óleo de coco ou óleo de semente de girassol, colocados em um recipiente com borrifador. Após utilizar, lave bem as mãos para evitar contato com os olhos. 

Raquete mata-inseto 

Serve como armadilha e funciona por uma descarga elétrica. Com sua estrutura em forma de raquete, é geralmente feita de plástico, com uma grade em sua superfície que transmite uma corrente elétrica quando um inseto entra em contato com ela.

Você pode comparar os diferentes modelos disponíveis no mercado. Algumas raquetes são alimentadas por pilhas, baterias recarregáveis ou cabo USB para carregar com a energia. Podem ser usadas para matar uma variedade de insetos, incluindo moscas, mosquitos, pernilongos e outros.

Você não pode deixar esse modelo de raquete perto de crianças e líquidos inflamáveis, ok? É preciso manusear com cuidado para evitar acidentes.

Evite deixar locais úmidos

Saiba que os insetos são atraídos por locais úmidos e com água parada. Por isso, não deixe água parada em sua casa e mantenha o ambiente sempre limpo e seco.

Essas dicas são práticas para manter os insetos longe da sua casa. Além dessas sugestões, também é possível afastar insetos com aparelhos climatizadores no ambiente.

Como um ambiente climatizado pode afastar os insetos?

O uso do ar-condicionado, ventilador ou climatizador também ajuda a afastar os insetos do cômodo, enquanto promove conforto térmico. De modo geral, os mosquitos e outros insetos buscam por ambientes úmidos e quentes. Em um local climatizado, eles se afastam por conta da baixa temperatura. 

Ar-condicionado

Um ar-condicionado ajuda a reduzir a temperatura e a umidade do ar, o que pode tornar o ambiente menos atraente para esses insetos.

Alguns aparelhos apresentam outras funcionalidades que contribuem para repelir pernilongos, mosquitos e outros tipos de insetos. Como exemplo, o modo ventilador que, quando acionado, cria uma corrente de ar e acaba dificultando a mobilidade e o voo dos insetos.

Além disso, existem no mercado alguns modelos de ares-condicionados com filtros que ajudam a capturar partículas de poeira e até mesmo pequenos insetos, reduzindo a quantidade presente em um ambiente.

Climatizador

Têm como principal funcionalidade resfriar e umidificar o ar, ajudando a tornar o ambiente menos atraente para alguns insetos e moscas que preferem locais com condições mais favoráveis. 

Ventiladores

No mercado, existem modelos com uma funcionalidade específica para eliminar os insetos. São os ventiladores com repelente. Conheça um pouco mais sobre eles!

Ventiladores com repelente

Contam com um produto químico conhecido como piretróide, uma substância que entra no sistema respiratório dos insetos até atingir o sistema nervoso. Após serem intoxicados pelas substâncias dos repelentes de pastilha ou líquido, os insetos passam por alguns estágios e, por fim, chegam à morte.

Ventilador de teto anti-inseto

Combina com qualquer ambiente e se diferencia dos demais ventiladores por ter o lustre que, por conta do seu formato, não permite que os insetos parem, deixando o seu ventilador sempre limpo.

Lembre-se de sempre manter o ventilador limpo e verifique se a instalação do equipamento foi feita corretamente. Use esse aparelho principalmente nos quartos, pois possui uma atuação silenciosa. 

É importante lembrar, que ares-condicionados, climatizadores e ventiladores não serão, por si só, a solução infalível para afastar mosquitos e pernilongos. 

Esses insetos podem entrar em um ambiente climatizado por portas ou janelas abertas, ou mesmo através do próprio sistema de ar-condicionado se ele não estiver bem vedado, e por isso, é indispensável seguir as dicas para afastar os insetos no verão ou em qualquer outra época do ano.

Conte com a Leveros!

Agora que você já sabe como afastar os insetos no verão e compreende como cuidar do interior da sua casa para manter a qualidade do ar e o bem-estar de todos, leia mais sobre como refrescar os ambientes no calor e conheça os diversos equipamentos de refrigeração e climatização disponíveis na Leveros.

A Leveros conta com um extenso catálogo com os melhores ares-condicionados e outros itens para refrescar a sua casa. Acesse a loja online para adquirir o seu novo ar-condicionado!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários