Dicas

Como calcular o BTU do ar-condicionado?

Como calcular o BTU do ar-condicionado?

26 de abril de 2016 0 3 min de leitura

Como calcular o BTU do ar-condicionado?

Saiba como calcular o BTU do ar-condicionado?

Entender como funciona o BTU do ar-condicionado, vai fazer você economizar dinheiro, tempo e estresse, além de conservar a qualidade do aparelho e melhorar a qualidade do ar.

A sigla BTU se refere a uma unidade de potência, que significa British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica – tradução livre). Através dessa unidade, é possível entender a potência de refrigeração do seu ar condicionado.

Quanto mais BTU possuir o aparelho, maior será sua potência de refrigeração. Portanto, você terá mais conforto, pois conseguirá resfriar e aquecer seu ambiente com mais facilidade.

Qual é a importância do BTU?

É importante saber calcular BTU sempre por metro quadrado, pois quão maior forem os cômodos da sua casa, ou a área que pretende refrigerar, mais BTU precisará obter.

A escolha correta proporciona um maior conforto para o ambiente, resfriamento mais rápido e eficiente, temperatura bem distribuída no espaço e economia tanto na hora da compra como em manutenções e limpezas.

Como calcular o BTU do ar-condicionado?

Para saber quantos BTU o ar condicionado precisa ter, a conta é bem simples. Você precisa somar 600 para cada metro quadrado do ambiente, mais 600 para cada pessoa que estiver na área, mais 600 para cada aparelho que irradiar calor (geladeira, televisão, freezer, fogão etc.) e mais 800 se o ambiente estiver exposto à luminosidade do sol. Por exemplo, se você quiser refrigerar ou aquecer um ambiente de 20 metros quadrados, com 3 pessoas e 4 aparelhos, precisará de um ar condicionado com no mínimo 16.000 BTUs.

O cálculo seria: 20 x 600 (metros quadrados) + 3 x 600 (pessoas) + 4 x 600 (aparelhos). O total é 16.200. Desta forma, compre um ar condicionado com capacidade de BTU acima de 16.000. Se essa mesma área estiver exposta ao sol, acrescente mais 800 na conta, que daria 17.000 BTU.

O que devo considerar para calcular os BTUs necessários:

– Temperatura média da região;
– Metragem do ambiente que irá receber o ar condicionado;
– Posição solar do ambiente;
– Número de pessoas e eletrônicos que estarão no cômodo.

Uma dúvida recorrente é:

Posso usar um ar-condicionado com capacidade inferior à necessária? Não é recomendado, pois isso poderá acarretar uma série de problemas, como desgaste excessivo do equipamento e até falha no desempenho, impedindo o aparelho de chegar na temperatura programada, ele vai acabar aumentando o gasto de energia elétrica da sua casa ou empresa.

Achou complicado? Use a calculadora de BTU da Leveros e conheça qual a capacidade ideal para cada ambiente.

Ainda ficou com dúvidas?
Acesse nosso Site! Se preferir fale com um de nossos especialistas Clique aqui

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários