Bem-Estar

Como melhorar o desempenho do seu ar-condicionado

Como melhorar o desempenho do seu ar-condicionado

10 de junho de 2016 0 3 min de leitura

Como melhorar o desempenho do seu ar-condicionado

Confira algumas dicas para melhorar o desempenho do seu aparelho e diminuir os gastos:

Evite ligar e desligar seu aparelho

Procure não ligar e desligar o seu aparelho continuamente, caso você se ausente do ambiente por um tempo curto. Em operação contínua ele economiza mais energia.

 

Escolha o aparelho adequado

Avalie a capacidade do aparelho (BTUS) verso o tamanho do ambiente. Sugerimos que você compre um aparelho que funcione em um nível intermediário da sua potência, do que um menor que opere o tempo todo na capacidade máxima.

 

Selo Procel

Procure aparelhos que tenham o selo Procel de economia de energia. A classificação de economia é dividida em A, B, C, D e E, sendo o A mais econômico.

 

Limpezas periódicas

Procure manter os filtros limpos, pois filtros sujos impedem a circulação livre do ar e forçam o aparelho a trabalhar mais.

 

Instalação da Condensadora (unidade externa)

Na hora de escolher o local para instalar a condensadora (unidade externa), é importante prestar atenção em alguns pontos. O condensador de ar não deve ser instalador em locais confinados, com dificuldade para a troca térmica, e em locais com altas temperaturas. Quanto mais abafada e quente a condensadora ficar, mais energia o aparelho vai consumir. Cada fabricante menciona no manual de instalação a temperatura máxima de trabalho do condensador, pois se o ambiente externo está muito quente,  ex. 48°C, a condensadora não terá eficiência, as temperaturas quase se igualam, não havendo troca térmica que é o princípio básico da refrigeração.

 

Ambiente com Portas e janelas fechadas

Mantenha as portas e janelas fechadas ao usar o condicionador de ar. A vedação do ambiente deve ser bem feita. A entrada do ar externo faz o aparelho consumir mais.

 

Tecnologia Inverter.

Os aparelhos com a tecnologia inverter vem sendo cada vez mais utilizados por empresas de ar-condicionado, por representar uma redução de até 60% no consumo de energia quando comparada a Split tradicionais. Sua função é regular o fluxo de energia do sistema, reduzindo os picos de energia e flutuação – devido ao compressor que quase nunca desliga -, ajustando a rotação do compressor, e assim diminuindo o consumo de energia. Os aparelhos com essa tecnologia ainda podem apresentar uma durabilidade maior, já que o motor não será desgastado e são mais resistentes, pois continua funcionando mesmo quando a temperatura lá fora está abaixo de zero.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários