Bem-Estar

Transformador para ar-condicionado

Transformador para ar-condicionado

05 de fevereiro de 2016 0 2 min de leitura

Transformador para ar-condicionado

No Brasil há padrões de tensões (voltagem) fornecidas pelas concessionários de energia elétrica, regiões em que a rede elétrica é 110(V) e/ou 220(V), em outras somente 220(V) e até 380(V). Essas diferenças de voltagem fazem com que algumas vezes seja necessário utilizar um transformador de tensão. Com o Condicionador de Ar não é diferente. Hoje em dia é cada vez mais difícil encontrar Condicionadores de Ar na voltagem 110(V), nas capacidades de refrigeração/climatização adequada para determinados ambientes, principalmente nos modelos Splits (Obs: Existem poucos modelos na tensão 110(V), ex. ACJ (Aparelho compacto de janela); Condicionador de Ar Portátil e Split Window (compacto), que são os mais procurados no mercado. Quem adquire um aparelho de 220(V) mas sua residência possui a Voltagem 110(V), torna-se necessário instalar um Conversor de Voltagem (Transformador) de 220(V) para 110(V) “vice-versa para poder utilizar o aparelho.

Mas com toda essa polêmica em torno das diferenças de voltagem, surge uma dúvida!  O uso de Transformador para ar condicionado é indicado?

Essa pergunta divide opiniões, apesar de ser uma das pouquíssimas alternativas de adaptar a utilização do aparelho, alguns profissionais da área dizem que não é uma boa prática, pois compromete o funcionamento do aparelho e aumenta o consumo de energia devido ao consumo de energia do próprio transformador.

Um transformador de tensão como o próprio nome menciona modifica a tensão de 110(V) para 220(V), “vice-versa”.

Para suportar o equipamento seja ele, do tipo Condicionador de Ar Split ou Portátil é necessário saber qual é a potência em (Watts) do Transformador a ser utilizado.

A potência é representada pela letra: W = Watts = Potência = Consumo.

Por exemplo, se o equipamento tiver um consumo de 1.140(W), precisamos de um transformador com 30% acima desta potência, ou seja, um transformador com potência de 1.482(W). Esta informação (consumo do equipamento) o cliente adquiri na etiqueta do INMETRO que acompanha o produto, no site do fabricante ou no site do INMETRO.

Portanto, na hora de utilizar um transformador em seu aparelho é importante que considerem todas as variáveis, frequência em Hertz (hz) e principalmente a Amperagem (A), e não se esqueça do mais importante, sempre consultar antes um Eletricista Credenciado de sua Confiança.

Compartilhe este post ;)
Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários