Dicas

Ventilador faz mal para bebê? Confira!

Ventilador faz mal para bebê? Confira!

14 de agosto de 2020 0 4 min de leitura

Ventilador faz mal para bebê? Confira!

Será que o ventilador faz mal para bebê?

Uma das preocupações que os pais têm com seus filhos é a temperatura do ambiente em que eles estão. Seja para mantê-los quentinhos ou dar uma refrescada, o importante é que eles se sintam bem e com saúde. Por isso, muitos se perguntam se o ventilador faz mal para bebê.

O aparelho é usado para refrescar ambientes quentes, reduzindo a sensação térmica das pessoas. Mas e os pequenos? O vento do ventilador faz mal para o bebê ou ele pode ser uma alternativa saudável para diminuir o calor que eles sentem? Para saber a resposta dessa e de outras perguntas, acompanhe este conteúdo.

Posso deixar o bebê em um ambiente com ventilador ligado?

Ter um ambiente ventilado é sempre uma boa para os pequenos, já que o local fica mais fresco e agradável para eles. Portanto, você pode sim deixar seu bebê em um lugar que tenha ventiladores ligados.

Entretanto, algumas precauções devem ser tomadas. É necessário ter uma distância apropriada entre o aparelho e o bebê, além de não direcionar o vento de maneira direta nele. Nesse caso, deve-se apontar o ventilador para cima ou para uma parede.

A medida deve ser tomada porque um bebê não tem o mesmo controle térmico de um adulto, ou seja, ele sofre mais facilmente com temperaturas extremas. Esse é o principal motivo para que eles fiquem sempre bem agasalhados no frio e não tenham a ventilação do ambiente direto em seus corpinhos.

Outra dica importante é não deixar o ventilador ligado por muito tempo, já que, mesmo com o vento espalhado de forma indireta, ele pode causar o ressecamento da pele e dos olhos, gerando, consequentemente, coceiras e irritações.

Cuidados com ventiladores de teto

Para quem tem ventilador de teto, o ideal é manter o aparelho no modo exaustor, que direciona o vento para cima. Assim, o local terá ventilação amena, o que mantém a oleosidade da pele do seu bebê.

Cuidados com as hélices

Para quem tem bebês que já engatinham ou estão andando, deve-se tomar cuidado com ventiladores que ficam na altura do chão ou em locais acessíveis, já que seus dedinhos podem se machucar ao bater nas hélices do aparelho.

Cuidados na hora de dormir

Engana-se quem pensa que dormir com ventilador ligado faz mal para o bebê. Não tem problema deixar seu pequeno dormindo com o ventilador ligado, mas deve-se ficar atento ao tempo de exposição. O segredo é seguir as regras citadas acima e deixar o vento ainda mais fraco que o normal, evitando o ressecamento da pele e dos olhos.

Ventiladores com repelentes

Existem alguns modelos de ventiladores que têm um porta-repelente contra mosquitos, oferecendo uma proteção maior para você e sua família. Isso também é benéfico para o seu bebê, podendo sim ser usados nos quartos de criança.

Quais cuidados devo ter com a limpeza do ventilador?

A limpeza de ventilador deve ser feita periodicamente, para que o seu bebê não tenha problemas com o ar sujo que o aparelho pode espalhar pelo ambiente. Isso acontece porque partículas de poeira podem acumular-se no dispositivo, que, por sua vez, é projetado no local quando ele é ligado.

Mas como limpar o ventilador? Antes de tudo, deve-se desligar o aparelho e retirá-lo da tomada. A limpeza deve ser feita com pano úmido, retirando a poeira acumulada no equipamento como um todo. Lembre-se de ligá-lo apenas quando ele estiver seco por completo.

Para uma limpeza profunda, confira como desmontar o aparelho no manual de instruções. Dessa forma, você poderá limpar cada parte dele, o que aumenta a eficiência do processo.

Ao limpar o ventilador, você evita quadros alérgicos, como rinite, asma e sinusite, além do possível desenvolvimento de doenças respiratórias no futuro. Assim, você e seu bebê poderão ficar no local sem problemas.

Conte com a Leveros no cuidado com a sua família

A Leveros resolve todo e qualquer problema quando o assunto é climatização. No nosso blog, você confere dicas para usar o seu ventilador, ar-condicionado e seja qual for o aparelho com segurança, conforto e comodidade.

Se você achava que o ventilador faz mal para bebê, agora sabe que, com os devidos cuidados, o aparelho pode ajudar a amenizar o calor do seu pequeno, deixando-o tranquilo para qualquer momento, seja na brincadeira ou na hora do soninho. 

Acesse nosso site e confira todas as soluções disponíveis.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários