Dicas

Aprenda como instalar aquecedor de água a gás

Aprenda como instalar aquecedor de água a gás

16 de setembro de 2021 0 4 min de leitura

Aprenda como instalar aquecedor de água a gás

Como instalar aquecedor de água a gás?

Quer saber como instalar aquecedor de água a gás? Seja para quem ainda não adquiriu esse equipamento, mas já quer conhecer a melhor maneira de fazer a instalação, ou para quem o comprou recentemente e quer começar a utilizá-lo, é importante saber como fazer esse serviço o mais cedo possível.

É por isso que nós da Leveros mostraremos quais são as técnicas, as ferramentas e o passo a passo necessários para instalar o aquecedor de água a gás.

Antes de tudo, caso você ainda não tenha adquirido um aquecedor de água a gás, dê uma olhada em nossa loja. Lá há uma grande variedade de modelos à disposição, cada um com diferentes vantagens. Agora, vamos direto ao guia de instalação.

Tenha alguns cuidados

Como o aquecedor a gás é um sistema altamente tecnológico e moderno, alguns cuidados são necessários para garantir a instalação correta e segura. Fazê-lo funcionar não é tão simples como conectar um eletrodoméstico na tomada.

Nós ainda sugerimos que você utilize os serviços de instalação de um profissional especializado para colocar o aquecedor em sua casa. Esse tipo de especialista garante um processo mais seguro e eficiente, sem possibilidades de vazamento de gás e seguindo as normas técnicas.

Ainda assim, aqui mostraremos dicas de instalação para você ficar por dentro de como funciona o processo. Sem mais delongas, apresentamos agora o passo a passo.

Primeiros passos

Já começando o processo, mas ainda pensando em cuidados com aquecedor a gás, o primeiro passo é verificar qual é o tipo de gás fornecido à residência. Alguns aquecedores funcionam com o natural (GN) e outros com o liquefeito de petróleo (GLP).

Depois, procure por possíveis locais de instalação em sua casa. Eles costumam estar em cômodos como áreas de serviço, lavanderias, ou qualquer outro em que os dutos de saída de água e gás estejam disponíveis.

Outro cuidado inicial do processo de como instalar o aquecedor a gás inclui verificar a disponibilidade de janelas no cômodo em que o dispositivo vai ser instalado. Para ele funcionar da maneira correta, é preciso estar sempre bem ventilado, mas, ao mesmo tempo, a uma distância segura das janelas.

Kit de instalação

Agora chegou a hora de pegar as ferramentas necessárias para fixar o aquecedor a gás no local de instalação. Em geral, essas peças são vendidas separadamente do dispositivo e podem ser adquiridas em lojas de materiais de construção.

Existem diversos fabricantes para ajudar como instalar aquecedor de água a gás, como a Lorenzetti ou a Rinnai. Você pode escolher as peças que quiser para instalar a máquina, mas recomendamos que elas sejam de marca idêntica à do aquecedor. Junto a ele, você precisa de uma chave de regulagem para instalar cada peça.

No conjunto de peças, é comum encontrar os chamados flexíveis, usados tanto na condução de água quente e fria quanto de gás, o registro, que utiliza uma válvula para controlar a pressão de saída do gás, e canoplas para dar um melhor acabamento e vedação à instalação do aparelho.

Instalando o aquecedor

O objetivo principal do processo de como instalar aquecedor de água a gás é conectar o dispositivo aos buracos da rede de fornecimento de GN ou GLP, à tubulação de entrada e saída de água e fixá-lo bem na parede para que não haja vazamentos.

Ao mesmo tempo, é preciso instalar um duto exaustor, pelo qual sai o ar quente liberado pelo aquecedor de água a gás. Também chamada sanfona, essa peça precisa de outro buraco no alto da parede ou no teto para expelir o ar para fora da residência.

Para conectar a tubulação de água e gás à unidade do aquecedor, você deve utilizar os flexíveis que vêm no kit de instalação, utilizando as canoplas nas duas pontas para dar uma melhor vedação ao sistema.

Outro passo importante na instalação de aquecedor a gás é medir a distância entre os dutos e o espaço dedicado a ele, garantindo que não seja maior que a existente entre os flexíveis. Após isso, você pode parafusar a máquina na parede.

Comprar aquecedor de água a gás

Entendeu como instalar aquecedor de água a gás? Com nosso guia básico, você já tem o conhecimento de como o processo é realizado, alguns cuidados a serem tomados e ferramentas essenciais para a execução da instalação.

Ainda assim, reiteramos que o mais importante é chamar um profissional em instalação para realizar o serviço.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe! Veja mais conteúdos no Blog

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários