Dicas

Capacitor de ar-condicionado: o que é para que serve?

Capacitor de ar-condicionado: o que é para que serve?

25 de fevereiro de 2022 0 5 min de leitura

Capacitor de ar-condicionado: o que é para que serve?

Capacitor de ar-condicionado: o que é para que serve?

O capacitor de ar-condicionado é uma peça fundamental para qualquer aparelho que tenha um sistema elétrico de base. Neste artigo, a Leveros vai explicar o que é o capacitor no ar-condicionado, a importância dessa peça no aparelho e alguns cuidados que devem ser tomados.

O que é o capacitor de ar-condicionado?

O capacitor é uma peça pequena que fica nas placas de equipamentos eletrônicos, em geral, como televisores, computadores e até geladeiras. No caso de um capacitor para ar-condicionado, ele é um pouco maior e fica na unidade condensadora.

A peça possui a função de guardar as cargas elétricas e se localiza na região onde passa a corrente elétrica, ao lado do ventilador e do compressor do aparelho. Ele também é conhecido como capacitor de arranque para ar-condicionado, pois atua diretamente no arranque e ajuda na potência.

O capacitor de ar-condicionado possui vida útil de, em média, seis anos. No entanto, isso pode variar conforme os cuidados e a manutenção periódica do ar-condicionado.

O funcionamento de um capacitor

Como bem vimos acima, o capacitor de ar-condicionado é responsável por segurar as cargas elétricas do aparelho. Então, como ele faz isso? De forma semelhante a um filtro, ele reserva parte da energia que vem diretamente da tomada.

O caminho ocorre da seguinte forma: a tomada envia a energia, o capacitor filtra, ou seja, guarda o excesso, e o libera novamente para o funcionamento adequado do ventilador e do compressor.

Tal processo impede que o ar-condicionado sofra sobrecargas durante o funcionamento. Isso porque a corrente elétrica liberada pela peça fica em um nível não oscilante, sem mudança de potência. Além disso, ele evita que o resto das peças do ar-condicionado trabalhem com baixa corrente.

Problemas com o capacitor

O capacitor de ar-condicionado não está imune aos defeitos do cotidiano e pode muito bem sofrer estragos. Porém, é fácil perceber quando ele não está funcionando muito bem.

Se você perceber que o ar-condicionado não está mais gelando ou esquentando, um barulho muito alto vem da condensadora, só o ventilador libera som ou o dreno está seco, todos esses casos são fortes sinais de um capacitor estragado.

Geralmente, a causa está na alta variação de corrente elétrica ou na baixa capacitância da peça. De qualquer forma, um técnico especializado vai saber dizer a origem do estrago e trazer a solução ao analisar o caso.

Capacitor estragado: o que fazer?

Depois da análise técnica, é recomendável a compra de um novo capacitor. Você pode achar uma nova peça facilmente em várias lojas especializadas na venda de produtos para eletrodomésticos ou eletrônicos.

O preço do capacitor de ar-condicionado varia conforme o código do modelo de ar-condicionado, o número de Farads (F) exigido, a voltagem e o nível de capacitância da peça. Esse combo deve ser analisado durante a escolha de um novo capacitor, por conta da compatibilidade entre peça e ar-condicionado, principalmente a questão da capacitância.

Para facilitar a busca, você pode usar uma fórmula para chegar à capacitância. O resultado será a carga elétrica contida na peça (Q) dividida pela tensão elétrica (U). Dessa forma, você sabe quanto o valor do capacitor de ar-condicionado pode variar.

Além disso, você pode encontrar modelos de capacitor para ar-condicionado split, de janela, inverter, entre outros. Basta anotar as informações necessárias e prestar atenção nas numerações. Nesses casos, o técnico dará todo o apoio na busca do capacitor ideal para você.

Modelos de capacitor

Nos ares condicionados, há três possíveis modelos de capacitores: o eletrolítico, usado nos circuitos eletrônicos e na partida de motores; o de poliéster, identificado em circuitos com alta frequência; e o modelo permanente.

Existe também o modelo de capacitor para destravar compressor de ar-condicionado. Feito para um caso de compressor trancado, ele também é conhecido como capacitor de arranque de alta potência.

Há ainda o capacitor duplo para ar-condicionado. Esse modelo difere de outros mais convencionais por conta da possibilidade de distribuir energia para o compressor e o ventilador.

Alguns cuidados para ter com o capacitor

Para evitar os problemas mencionados acima, é importante evitar algumas situações para não prejudicar o aparelho e optar pela compra de outra peça. Uma delas é o superaquecimento. Em temperaturas muito altas, acima de 60 C°, o capacitor pode sofrer um curto-circuito por conta do alto calor do ambiente.

Outra dado para se atentar é a sobrecarga do sistema, visto que o capacitor é feito para parar de receber energia por um momento e não recebê-la continuamente. Há também a possibilidade de encontrar outras peças com problemas que podem afetar o funcionamento dele, como o motor sem giro, sobrecarregando o capacitor.

Solução de problemas com capacitor é na Leveros!

Porém, reforçamos: caso aconteça algo com o capacitor, o melhor a fazer é chamar um técnico especializado. Os anos de estudo de um profissional vão dizer o que fazer depois de um estrago no capacitor. Para essa situação, existe o serviço de limpeza e manutenção de ar-condicionado da Leveros.

O ar-condicionado deve ser limpo a cada 6 meses, aumentando a vida útil de todas as peças envolvidas no aparelho. Além disso, a limpeza previne o aparecimento de bactérias e microrganismos no ambiente.

Conheça nossos produtos e modelos de pagamento. A Leveros é uma empresa que está há mais de 40 anos no mercado de climatização e refrigeração.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários