Bem-Estar

Qual é o melhor ar-condicionado ecológico?

Qual é o melhor ar-condicionado ecológico?

06 de outubro de 2021 0 5 min de leitura

Qual é o melhor ar-condicionado ecológico?

Qual é o melhor ar-condicionado ecológico?

Como o ar-condicionado ecológico ajuda a cuidar do meio ambiente e reduz potenciais danos, a pauta de hoje é sustentabilidade. Mostraremos neste artigo como alguns modelos de ar-condicionado são mais amigáveis à natureza e podem ajudar na preservação.

Nós da Leveros adoramos discutir sobre os benefícios dos mais diversos aparelhos de refrigeração e os diferentes tipos de equipamentos. Além disso, é importante mostrar como algumas dessas novas tecnologias e materiais tornam o ar-condicionado ecológico uma opção viável para casas e lojas.

Certas novidades são mais conhecidas por quem está por dentro do mercado de refrigeração e de suas inovações, enquanto outras estão chegando só agora ao conhecimento geral. Então aproveite para descobrir o que os novos condicionadores de ar podem fazer para preservar o meio ambiente.

Gás ecológico para ar-condicionado

Um dos principais problemas que alguns tipos ar-condicionado enfrentam em relação a meio ambiente, poluição e sustentabilidade é o uso dos fluidos refrigerantes. Esses materiais são gases utilizados para possibilitar a troca de calor do ar no ambiente e reduzir sua temperatura.

Em modelos mais antigos, gases como o R22 são mais problemáticos, pois chegam a ser até mesmo tóxicos. Em muitos casos, eles também são nocivos à camada de ozônio — que protege a Terra dos raios ultravioletas vindos do Sol — quando liberados na atmosfera.

Pensando nesse problema, muitas fabricantes começaram a utilizar um novo tipo de fluido refrigerante, mais ecológico e sem esses efeitos negativos. Trata-se do R410a, o gás ecológico para ar-condicionado que pode ser encontrado em muitos modelos fabricados recentemente.

Atualmente, ele substitui o uso de gases antigos em muitas máquinas; além disso, tem baixo nível de toxicidade e não é inflamável. O R410a também não prejudica a camada de ozônio quando é descartado depois do processo de refrigeração.

Redução do consumo de energia

Outra característica do ar-condicionado ecológico é que o dispositivo consegue funcionar sem consumir tanta eletricidade. Isso se deve ao processo para gerar energia — seja termoelétrico, hidroelétrico, ou outro —, que costuma prejudicar o meio ambiente de alguma maneira.

Portanto, em termos ecológicos, os melhores ares-condicionados também são aqueles que têm um nível de consumo de energia menor. Algumas classificações, como o selo PROCEL, ajudam a identificar quais máquinas gastam menos eletricidade para funcionar, mas ainda há um fator que pode ajudar.

Trata-se do ar-condicionado inverter, que possui um compressor de funcionamento diferente. Seu motor trabalha de forma contínua, mas em velocidade de rotação menor, que aumenta gradativamente conforme a necessidade de alteração de temperatura.

Ainda assim, esse ar-condicionado ecológico não sofre com picos de consumo e consegue refrigerar um ambiente mais rapidamente, sem grandes oscilações na temperatura. Ele consome até 60% menos energia elétrica do que modelos convencionais, ajudando o seu bolso e o meio ambiente ao mesmo tempo.

Outras formas de preservar o meio ambiente

Além de procurar por versões de ar-condicionado ecológico, existem outras práticas e medidas que podem ser adotadas no dia a dia com o uso de aparelhos que também ajudam a preservar a natureza.

Uma delas é utilizar funções como Timer, Sleep, ou outros modos de funcionamento de baixa intensidade e com tempo controlado no seu ar-condicionado ecológico caseiro. Com isso, a máquina diminui o ritmo de rotação e trabalha por um período menor, reduzindo o consumo de energia.

Outra medida importante é sempre observar a limpeza do equipamento e estar em dia com a manutenção preventiva. Filtros sujos e outras peças em estado não-ideal podem poluir o ar e demandar mais energia para que o aparelho funcione, o que prejudica o meio ambiente.

Por isso, recomendamos que seja realizada a manutenção por um especialista nesse tipo de máquina a cada 6 meses. A Leveros possui uma rede de profissionais que realizam esse serviço, consulte preços e condições em nosso site!

Ar-condicionado é aqui

Entendeu o que é ar-condicionado ecológico? Caso você se preocupe com causas relacionadas ao meio ambiente, mas também precise refrigerar sua casa, está na hora de garantir um aparelho que consiga fazer esse trabalho de forma amigável com a natureza.

Na loja da Leveros, você encontra diversas marcas e opções, como o ar-condicionado portátil ecológico, split inverter com redução de consumo e muitas outras opções.

Na hipótese de serem necessários serviços de instalação, limpeza ou manutenção, nossa empresa está ao seu dispor com a melhor rede de especialistas atendendo em todo o Brasil. Compre hoje mesmo um ar-condicionado ecológico na Leveros e tenha mais conforto térmico em sua casa, com responsabilidade ambiental.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários