Dicas

Como utilizar o suporte de ar-condicionado?

Como utilizar o suporte de ar-condicionado?

20 de abril de 2022 0 6 min de leitura

Como utilizar o suporte de ar-condicionado?

Saiba como utilizar o suporte de ar-condicionado

O suporte de ar-condicionado é uma peça fundamental para suportar o peso do seu aparelho. Além de te ajudar a manter a segurança, ele é fácil de instalar e pode ser encontrado em vários modelos que vão deixar sua casa ou comércio mais seguros. Quer saber mais sobre como utilizar o suporte de ar-condicionado? Confira!

Suporte para ar-condicionado: qual a sua importância?

Quando pensamos em instalação de ar-condicionado, seja qual for o modelo, precisamos lembrar de uma das peças mais essenciais nesta hora, o suporte! É ele que garante a sustentação do seu aparelho, além de manter seguro e preservar a vida útil, evitando desgastes e problemas externos. Portanto, é um produto essencial para a instalação correta do seu eletrodoméstico!

O suporte vem junto ao equipamento ou é comprado separadamente?

O suporte para o ar-condicionado é comprado separadamente! É muito importante comprar o suporte correto e para isso, olhe o peso e altura do seu ar-condicionado para escolher o modelo certo. Também verifique a potência do seu equipamento!

Suporte para ar-condicionado de janela

Antes de pensar no suporte para o ar-condicionado janela, você precisa primeiro escolher o modo de fixação deste aparelho!

  • Fixação na parede: A instalação do ar-condicionado de parede pode ser feita por caixa de concreto, madeira ou diretamente na parede. Ressaltamos, que em todos esses casos é obrigatório que a base escolhida tenha apoio de 21 cm de profundidade.
  • Caixa de concreto: Neste caso, o modelo de ar-condicionado não pode obstruir as venezianas da capa externa, pois deve ocorrer a circulação de ar. A caixa de concreto deve ter perfeitamente as mesmas dimensões da caixa.
  • Caixa de madeira: Para isso, o primeiro passo é escolher o local e depois realizar a abertura na parede, cerca de 55 cm (Largura) x 39 cm (Altura). Separe dois tacos de madeira para parafusar a caixa de madeira com as medidas de base: 21 cm, altura: 33 cm, largura: 49 cm e profundidade: 18 cm. Recomendamos que a madeira tenha 2,5 cm de espessura.
  • Parede: Este tipo de instalação deve evitar irregularidades no acabamento e assim, não tendo ruídos durante o funcionamento do ar-condicionado, ou seja, a abertura precisa ser do mesmo tamanho da feita para a caixa.
  • Janela: Para você fazer a instalação na janela, apoie o aparelho sobre o peitoral do mesmo, usando o suporte de fixação e utilizando as mesmas recomendações da instalação na parede. Portando, utilize uma base de 21 cm de profundidade. Os calços de borracha serão utilizados como apoio entre a base inferior do ar-condicionado e a base de apoio, se possível é claro. Alertamos que você precisa vedar bem o espaço existente entre o ar-condicionado e a janela.
  • No vitrô: Já no vitrô é uma das maneiras mais fáceis de instalar, fixe o suporte na parede nas dimensões do ar-condicionado no próprio vitrô, orientamos evitar a fixação da esquadria, pois pode gerar ruídos ou vibrações. Coloque o ar-condicionado sobre o suporte e use arremates de plásticos para melhorar a vedação e o acabamento.

Uma dica: lembre que o seu ar-condicionado tem que ficar perto de uma tomada, ok? Então, antes de fazer os furos na parede, precisa medir o fio do aparelho para ver se alcança o lugar em que ele vai ser ligado.

E lembre-se de verificar o alinhamento do painel frontal com a parede, aproveite para olhar se a inclinação está adequada em relação ao dreno.

Suporte para condensadora

suporte de ar condicionado aço inox

A melhor opção para o suporte da condensadora é sem dúvidas o aço inox: ele é um material indicado para todo tipo de região, além de terem uma vida útil de mais de dez anos, são resistentes a corrosão produzida pelo ambiente externo e aos raios solares. Este material também serve para dar suporte para a evaporadora.

Suporte para ar-condicionado Split

O suporte para o ar-condicionado split serve para dar a fixação da unidade condensadora na parede, garantindo maior estabilidade e segurança para o equipamento.

Em muitos casos, o ar-condicionado é instalado em alturas de até 3 metros, necessário o uso do suporte para preservar o bom funcionamento do aparelho por isso, recomendamos utilizar o suporte Tecforce, pois são confeccionados com sistema de solda MIG e tem um acabamento em pintura eletrostática a pó com tinta epóxi, proporcionam maior durabilidade e resistência à corrosão e impactos.

Além deste tipo de material de suporte, também existem suportes em alumínio, aço carbono e ferro galvanizado reforçado.

Suporte para ar-condicionado Split-High Wall

Neste modelo de ar-condicionado, você vai precisar de dois suportes, um para evaporadora (parte interna) e outro para condensadora (parte externa), feitos como nos modelos split, ou seja, podem ser de plástico térmico, inox, entre outros.

Materiais necessários para instalar seu ar-condicionado

  • Chamamos esses materiais de Kit de Instalação de ar-condicionado sendo compostos de várias peças:
  • Tubos de alumínio ou cobre flexíveis com isolamento térmico para conectar a condensadora na evaporadora;
  • Massa de calafetar;
  • Cabo PP, para realizar a conexão elétrica;
  • Acabamento para o furo na parede;
  • Fitas adesivas;
  • Vibra stop para condensadora, que é um amortecedor que diminui o barulho e evita vibração;
  • Suporte do ar-condicionado;
  • Furadeira.

Como instalar o suporte para ar-condicionado?

Para instalar qualquer um desses suportes não é tão difícil, viu? Normalmente os suportes já vêm com buchas e parafusos. Então, é só usar uma furadeira.

Outro detalhe importante, você tem que tomar cuidado para não fazer um furo na parede onde passa fios de eletricidade ou canos, combinado? O melhor mesmo é chamar um técnico para instalar o seu aparelho, assim você não terá nenhum problema.

Precisando de um técnico qualificado para instalar o seu ar-condicionado, fica frio, a Leveros resolve! Clique aqui e conheça as nossas soluções.

Agora, quer saber como escolher o ar-condicionado ideal para sua casa? Descubra neste post!

Precisa de um suporte para o seu ar-condicionado? A Leveros te ajuda! Aqui você encontra variedade, entrega para todo o pais e pagamento facilitado.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários