Dicas

Saiba o que faz a aleta do ar-condicionado

14 de junho de 2021 1 5 min de leitura

Saiba o que faz a aleta do ar-condicionado

A aleta do ar-condicionado é uma peça importante para o controle do fluxo de ar dentro do ambiente refrigerado. Vale notar que, quando falamos dela, devemos falar principalmente no plural, pois é o conjunto que faz esse trabalho, não uma só.

Em um ar-condicionado de janela, você pode notá-las no painel frontal, liberando o ar refrigerado no cômodo. Já em um aparelho cassete, há quatro segmentos diferentes de aletas na evaporadora, cada um apontando para uma direção.

Vejamos, então, as principais características e funções da aleta do ar-condicionado. Aqui neste artigo, você encontra mais informações sobre como elas operam, o que fazem e como trocá-las quando for preciso.

O funcionamento das aletas

A aleta de ar-condicionado recebe o ar frio gerado pelo dispositivo e o distribui no espaço onde está instalada a máquina. Essencialmente, elas são as direcionadoras desse ar, podendo liberá-lo a uma certa altura ou região do ambiente.

Isso pode ser percebido principalmente no caso do ar-condicionado split cassete, já mencionado. Nesse equipamento, aliadas à localização no centro do teto, as aletas permitem que o ar seja enviado a qualquer direção do espaço refrigerado.

Para controlar as aletas do seu ar-condicionado, basta procurar pelas opções ‘air direction’ ou ‘swing’ no controle remoto, se ele for da categoria split. Essas operações permitem escolher um ângulo de posicionamento das aletas. Na categoria de janela, essas mudanças podem ser feitas manualmente no painel.

Uma dica para elevar a qualidade da refrigeração em seu ambiente é apontar as aletas em direção ao teto. Isso fará com que o ar resfriado alcance o cômodo por completo.

As aletas em cada ar-condicionado

Conforme abordamos, pode-se notar que a aleta ar-condicionado vem em diferentes estilos a depender do modelo em questão. Além de mudar o modo como operam, é possível notar formatos e tamanhos diferentes em cada uma.

No caso da aleta para ar-condicionado split, como mencionado, há o caso daquelas que vêm no modelo cassete apontadas para quatro direções. Já em outro aparelho split popular, o hi-wall, as aletas são diferentes: horizontais, longas e flexíveis, podendo mudar de ângulo para cima e para baixo.

Nos modelos de janela, o que vemos, na maioria das vezes, é um conjunto menor e mais discreto de aletas ocupando um dos lados do painel. O diferencial é que elas podem ser organizadas em duas camadas, primeiramente apontadas na horizontal e seguidas por outras posicionadas verticalmente.

Isso ajuda o usuário do ar-condicionado de janela a ter um maior domínio do direcionamento do ar, o que ajuda a compensar a falta de um controle remoto. Ainda assim, qualquer mudança deve ser feita diretamente no painel frontal.

Os papéis do motor e do refletor

A aleta ar-condicionado, também conhecida pelo nome “vane”, não age sozinha no direcionamento de ar. Há outras peças, o motor e o defletor, que auxiliam no processo e permitem que o usuário decida como será o fluxo de vento resfriado.

O motor da aleta do ar-condicionado atua junto à vane e permite que ela se movimente. Quando selecionada a opção ‘swing’ ou ‘air direction’ no controle remoto, é o motor que realiza a movimentação das aletas para outro ângulo.

Já o defletor de ar-condicionado é uma peça que pode ser acoplada junto às aletas. Ele serve para dar ainda mais domínio sobre o fluxo de ar e, principalmente, desviar o vento gelado que possa incidir diretamente sobre uma pessoa.

Isso diminui o desconforto que alguns usuários podem sentir se estiverem muito próximos ao ar-condicionado ou em frente à passagem de ar. Outro aspecto positivo é a dissipação do ar pelo ambiente todo, que não fica concentrado em apenas um ponto, melhorando a refrigeração.

Retirando e trocando as aletas

Apesar da alta resistência e da flexibilidade, as aletas são peças que podem ser danificadas caso sejam utilizadas com grande frequência. A movimentação constante pode levar a alguns problemas com o passar do tempo.

Em alguns casos, a aleta ar-condicionado pode parar de responder aos comandos do controle remoto e não se mover mais. Nesse caso, o melhor a se fazer é a troca dessa peça.

Portanto, é preciso saber como parar as aletas do ar-condicionado e retirá-las. Para isso, no caso de um aparelho split, deve-se pressionar as laterais da evaporadora, uma de cada vez, na altura das aletas. Isso deve soltá-las para que você as retire pelo centro.

Depois disso, é possível encaixar aletas novas no equipamento fazendo o caminho inverso. Porém, se sua máquina não for split e tiver problemas com as aletas, ou se não souber fazer esse procedimento, é melhor procurar especialistas em limpeza e manutenção.

Consulte um especialista

Aqui na Leveros, você encontra os melhores profissionais para realizar esse serviço, com cobertura em todo o Brasil. Somos uma empresa com mais de 40 anos de mercado, especializada em aparelhos de refrigeração. Venha conhecer nossos produtos, serviços e aumentar o conforto em seu ambiente.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Novos
Antigos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários