Dicas

Aprenda como recolher o gás do ar-condicionado

Aprenda como recolher o gás do ar-condicionado

24 de novembro de 2021 0 4 min de leitura

Aprenda como recolher o gás do ar-condicionado

Como recolher o gás do ar-condicionado?

Quer saber como recolher o gás do ar-condicionado? Se você pensa em adquirir um aparelho para esfriar ou aquecer o seu ambiente, é importante entender o recolhimento desse elemento fundamental que é o gás do equipamento.

Neste artigo, nós, da Leveros, mostraremos os principais passos, as dicas e as ferramentas necessários para recolher o gás do ar-condicionado. Visite nossa loja para conhecer os principais tipos que vão servir para as suas necessidades.

Tenha atenção e cuidado

Antes de entender como funciona o recolhimento do gás para ar-condicionado, é importante saber que o procedimento é perigoso sem a ajuda de um técnico especialista ou um profissional que já esteja acostumado com o trabalho

Feito sem a ajuda de um técnico, ele pode acarretar danos à saúde e ao meio ambiente. Por isso, recomendamos utilizar o serviço de manutenção da Leveros, para ter um trabalho mais eficiente e seguro, sem possibilidade de vazamento de gás.

Além disso, o profissional já sabe como recolher o gás do ar-condicionado e as exigências técnicas serão obedecidas corretamente. Dessa forma, o aparelho pode ser usado normalmente após o procedimento.

A importância do processo e os equipamentos necessários

Mesmo frisando a exigência do profissional, vamos explicar aqui como recolher o gás do ar-condicionado, qual é a importância disso e o que é preciso para realizar o procedimento, caso você escolha fazer por conta própria.

Recolher o gás do ar-condicionado nada mais é que retirar o fluido que passa por dentro do aparelho. Quando isso é feito por um profissional, ele é recolhido e colocado em outro recipiente para ser reutilizado em outro ar-condicionado. Isso evita que ele vaze em momentos como troca de aparelho, manutenções e mudança do local de instalação, contaminando o ar. Também é uma maneira de reciclá-lo.

Isso tem a ver com o Protocolo de Montreal, parte de um acordo internacional feito pela Organização das Nações Unidas, em 1987. Ele pretende reduzir o uso de substâncias responsáveis pelo impacto destrutivo na camada de ozônio.

O equipamento essencial para esse trabalho é a máquina recolhedora de gás. Como ela pode vazar no tempo entre recolher e abrir o repositório do gás, e o gás de ar condicionado é tóxico, a atenção durante o procedimento é fundamental. Você também precisa de um botijão para armazenar o gás, que deve ser retornável e obedecer às normas técnicas de manuseio segundo o Protocolo de Montreal.

Como recolher o gás do ar-condicionado

Agora que você entendeu a importância do recolhimento, é hora de ver o passo a passo. Se você quer saber como recolher o gás do ar condicionado inverter ou convencional, por exemplo, siga as instruções abaixo.

No início do processo, você deve remover o ar do botijão e abrir um vácuo nele para passar o gás refrigerante. Em seguida, ligue a máquina recolhedora à válvula de serviço do ar-condicionado. Então, crie um triângulo, conectando o botijão à máquina recolhedora, que vai ser ligada. Por fim, acompanhe o processo pelo manômetro, um equipamento que mede a pressão dos fluidos, sejam gasosos, sejam líquidos.

Algumas dicas que damos para tornar esse processo mais seguro, além da presença de um profissional, é desligar o compressor da máquina assim que o esvaziamento estiver pronto. Recomenda-se ter ainda mais cuidado caso o seu ar-condicionado use o gás R410a, pois ele exerce três vezes mais pressão no sistema que outros tipos.

Caso você precise entender como recolher o gás do ar-condicionado split, mantenha-se atento à condensadora. É com essa parte do aparelho que você vai lidar para retirar o fluido refrigerante, o que é um pouco mais complexo que os casos convencionais.

A importância de um profissional

Ressaltamos novamente a importância de contratar um serviço profissional para realizar o trabalho de forma adequada. Cada passo é importante e exige cuidado para não haver perigo.
Já se você já entendeu como recolher o gás do ar-condicionado e deseja saber mais sobre o funcionamento dele, recomendamos a leitura desse artigo, que fala sobre a vida útil do gás.
Além de oferecer o serviço de manutenção, a Leveros apresenta uma variedade de produtos de ar-condicionado com diversas opções de gás. Dê uma passada na loja e compre já o seu!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários