Dicas

Como esconder o motor do ar-condicionado na varanda?

Como esconder o motor do ar-condicionado na varanda?

29 de abril de 2021 0 4 min de leitura

Como esconder o motor do ar-condicionado na varanda?

Como esconder motor do ar-condicionado na varanda?

Recentemente, você adquiriu um aparelho split e está se perguntando como esconder o motor do ar-condicionado na varanda? Essa é uma dúvida compartilhada por muitas pessoas que optam por um equipamento de refrigeração dessa categoria.

No caso do ar-condicionado split, a condensadora — chamada de “motor” por algumas pessoas — fica instalada fora do ambiente. Em apartamentos ou casas, é normal colocá-la na varanda ou até na sacada.

O que muitos reclamam é que essa unidade acaba ocupando espaço e destoando na decoração, principalmente no caso dos ambientes gourmet. Para isso, existem algumas maneiras de como esconder o motor do ar-condicionado na varanda para que ela não chame muita atenção — abordaremos isso agora.

Técnicas e cuidados para te ajudar

Esconder ar-condicionado, ou melhor, a condensadora do equipamento, não é uma tarefa difícil. Porém, para fazer isso da maneira correta, é preciso estar atento a alguns detalhes.

Primeiro, lembre-se que a unidade precisará ter um bom fluxo para entrada e saída de ar mesmo após escondida. A interrupção desse processo irá prejudicar o funcionamento do aparelho e pode até causar danos a ele.

Em segundo lugar, além da abertura para o fluxo de ar, o móvel que você utilizar para esconder condensadora precisa ter uma porta ou um acesso fácil. Isso é importante para a limpeza periódica.

Fora a necessidade de limpeza e manutenção regulares, além da boa passagem de ar, é bom que o motor fique arejado. Caso permaneça em um espaço muito fechado, ele pode aquecer demais em razão do ar quente que libera.

Ideias para esconder a condensadora

Entre as principais ideias para esconder ar-condicionado na varanda, uma das mais recorrentes é utilizar um móvel planejado. Essa é uma solução relativamente simples, pois exige apenas o planejamento de uma peça que suporte a condensadora, feito com um fabricante de móveis.

Apenas tenha em mente as dicas que mencionamos anteriormente, relativas à necessidade de abertura para ventilação e de fácil acesso ao equipamento. Fora isso, leve em consideração as dimensões do motor ao pensar em como esconder o motor do ar-condicionado na varanda.

Com um design mais sofisticado, essa é uma boa solução para decorar uma varanda gourmet. Aqui, o móvel em questão pode variar: uma caixa é a primeira alternativa em mente, mas é possível enclausurar a condensadora em um armário com mais gavetas ou até embaixo de um assento. Apenas lembre-se que a mobília deve ser vazada para não interromper o fluxo de ar.

Por mais criativa que a sua solução de como esconder ar-condicionado seja, é preciso estar atento à distância mínima exigida entre o motor e o móvel que o cerca. Consulte o manual de seu aparelho para saber os detalhes, pois, caso isso não aconteça, a troca de calor pode ser prejudicada.

Alternativas de baixo custo

Já vimos algumas ideias mais sofisticadas sobre como esconder a condensadora do ar-condicionado, mas se o orçamento não permite esse investimento no momento, existem alternativas mais econômicas.

Uma delas é bem próxima da ideia de investir em móveis planejados. Dessa vez, no entanto, utiliza-se uma mobília feita de fibra sintética, que costuma ser mais barata que os artigos fabricados em madeira, permitindo cumprir uma função semelhante aos demais móveis.

Quem gosta de plantas pode montar um pequeno jardim ou colocar flores suspensas, que cubram a condensadora do equipamento. Com elas, seu ambiente fica mais vivo, e seu aparelho não tem a ventilação interrompida.

Mais uma maneira de como esconder motor ar-condicionado para não prejudicar a decoração da varanda é escolher um aparelho que tenha a mesma cor das paredes. Assim, não há os riscos de tentar cobrir o motor diretamente e, ao mesmo tempo, evita-se que ele chame muita atenção no ambiente.

Auxílio profissional no serviço

Antes de tomar uma decisão final sobre como esconder o motor do ar-condicionado na varanda, recomendamos que você cheque sua ideia com um especialista em aparelhos de refrigeração.

Isso é importante, pois irá garantir a boa instalação e o funcionamento da máquina em conjunto com a ideia adotada para escondê-la. Assim, você garante que não estará prejudicando seu aparelho ao tomar essa medida.

Para isso, consulte a rede de profissionais especializados da Leveros. Realizamos a instalação e a manutenção do aparelho de modo a prolongar a vida útil. 

Além disso, esses serviços podem ser conciliados à decisão de esconder a condensadora na varanda. Apenas explique seu caso ao profissional para certificar-se de que tudo correrá como planejado.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!