Dicas

Saiba o que é evaporadora de ar-condicionado

Saiba o que é evaporadora de ar-condicionado

04 de março de 2022 0 5 min de leitura

Saiba o que é evaporadora de ar-condicionado

Entenda o que é evaporadora de ar-condicionado e qual sua função

Quer saber o que é evaporadora de ar-condicionado? Responsável por distribuir o ar refrigerado pelo local, ela é fundamental para o funcionamento de um ar-condicionado. Assim, entender a importância, os cuidados e a limpeza dela é necessário para o melhor uso do aparelho.

Geralmente, o ar-condicionado é formado pela condensadora e pela evaporadora, cada uma com funções específicas que fazem o equipamento gelar ou esquentar o ambiente da melhor forma. Hoje, vamos aprender o que é a evaporadora de ar-condicionado. Então, fique com a gente neste artigo para saber mais.

O que é evaporadora de ar-condicionado?

A evaporadora nada mais é que a parte do ar-condicionado que captura o ar quente e libera o ar frio no ambiente. Ela é formada por válvula de expansão, serpentina, ventilador, filtro, placa de comando, carcaça e um sistema obediente ao controle remoto.

Quanto ao local de instalação, a evaporadora fica na parte interna do ambiente no caso de ar-condicionado do modelo split, cassete e piso teto. Já na versão de janela, fica tudo dentro de um só compartimento.

No caso do ar-condicionado split, também é possível obter a evaporadora avulsa, fora do conjunto. É comum encontrá-las em lojas licenciadas e autorizadas pelo fabricante.

O funcionamento da evaporadora

O que é evaporadora de ar-condicionado se não um mecanismo para transformações físicas, como o nome já indica? O processo começa com o envio de um fluido refrigerante da condensadora para a válvula de expansão. A partir daí, a válvula diminui a pressão desse fluido para que ele passe pelo trocador de calor.

Em seguida, o fluido retorna ao estado gasoso e, em baixa pressão, volta para a condensadora, finalizando o ciclo. Dessa forma, há um trabalho conjunto entre evaporadora e condensadora.

Ar-condicionado com duas evaporadoras

Sim, isso mesmo: é possível obter um ar-condicionado com duas evaporadoras ou até mais! Hoje em dia, o mercado já disponibiliza modelos com até oito evaporadoras e apenas uma condensadora.

Estamos falando do modelo Multi Split. Esse categoria de ar-condicionado é ideal para climatizar mais de um ambiente de uma vez só. Com ele, você refrigera um escritório inteiro ou uma casa sem nenhum problema, graças a um número bem maior de evaporadoras.

Além disso, quem escolhe a quantidade de evaporadoras é o próprio cliente, a depender da necessidade, indo de dois a quatro ambientes. Para ter uma noção mais completa da instalação, recomendamos o uso da calculadora de BTUs. Com alguns dados do local, você tem o resultado da potência ideal para cada ambiente.

Cuidados com a evaporadora

Entendendo o que é evaporadora de ar-condicionado, você deve prestar atenção em alguns cuidados com o equipamento, a fim de eliminar problemas com a vida útil dele e outros possíveis estragos.

A dica principal é evitar a instalação da evaporadora de ar em locais com recebimento de raios de sol. Para isso, algumas recomendações de distâncias na instalação devem ser seguidas.

Para a evaporadora de ar-condicionado funcionar sem sobrecarga, instale-a de 1,50 a 1,80 cm acima do solo. No teto, opte por instalá-la a menos de 10 cm e, dos cantos da parede, cerca de 50 cm. Seguindo essas medidas, você obtém uma distribuição de ar bem uniforme.

Outra dica é prestar atenção em outros móveis, cortinas, divisórias e obstáculos na região da evaporadora. Eles podem dificultar a saída de ar e comprometer o funcionamento ideal do ar-condicionado.

A limpeza da evaporadora

Para aumentar a vida útil e evitar estragos no aparelho devido à sujeira e pó, é fundamental limpar os filtros da evaporadora do ar-condicionado regularmente. Se ele for de janela, desconecte o aparelho da tomada, retire o painel frontal e, por fim, os filtros, a partir das abas que os seguram. O filtro deve ser lavado com água corrente e sabão. Depois, é só aguardar até secar completamente e colocá-lo de volta no lugar.

No caso do Split, você encontra dois filtros ao tirar o painel frontal. Um é feito de nylon e outro de carvão, cada um com um procedimento diferente de lavagem. Aspire o pó do filtro de carvão e lave o de nylon com detergente e água corrente. Depois, é esperar, colocar de volta e usá-lo novamente!

Limpeza e instalação profissional de evaporadora é na Leveros!

Entendeu o que é evaporadora de ar-condicionado e os principais cuidados com ela? Agora, você está pronto para melhorar a qualidade do seu ar com sabedoria e tranquilidade. No entanto, recomendamos que tanto a instalação quanto a limpeza sejam feitas por profissionais.

Os profissionais de instalação de ar-condicionado credenciados pela Leveros estão espalhados por todo o país, prontos para atender o seu pedido onde você estiver. Além disso, o serviço aceita diversos modelos de pagamento com garantia de 6 meses.

Quanto à limpeza e à manutenção do ar-condicionado, fica frio que a Leveros resolve. Lembre-se de que o ideal é limpar seu ar-condicionado a cada 6 meses. Está esperando o quê? Acesse nosso site e confira as ofertas!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários