Bem-Estar

Como regular a temperatura do aquecedor a gás

Como regular a temperatura do aquecedor a gás

15 de junho de 2022 0 6 min de leitura

Como regular a temperatura do aquecedor a gás

Os aquecedores a gás são simples de operar e garantem a temperatura ideal da água para o contato agradável com a pele. Saber como utilizá-los da maneira correta é fundamental para seu bom uso e usufruto de seus atributos em máximo desempenho.

Por isso, este conteúdo exclusivo do Blog Leveros apresenta maneiras de regular a temperatura em diferentes mecanismos e oferece passo de como regular a temperatura do aquecedor a gás! Confira: 

Tipos de aquecedor a gás 

Cada vez mais pessoas têm reconhecido e buscado pelo aquecedor a gás e seus benefícios, geralmente em dois principais tipos:

  • aquecedor por acumulação: funciona com a chama mantendo a água sempre aquecida;
  • aquecedor de passagem: usa sistema de serpentina, liberando o gás para aquecer a água que passa pelos queimadores.

Eles podem apresentar funcionamento digital ou analógico e essa definição influencia diretamente em como regular a temperatura do aquecedor a gás. Veja como diferenciá-los!

Aquecedor digital

Este modelo apresenta um display digital na frente, como um painel de controle eletrônico digital. Seu mecanismo automático funciona com um clique, regulando a potência dos queimadores, tendo como base a seleção de uma temperatura entre 37 a 75º graus.

Estes exemplares tem uma parte eletrônica que modula a chama automaticamente, mantendo a temperatura desejada no sistema do aquecedor a gás. O sensor se encarrega de cuidar de tudo, então, o banho sempre terá a mesma temperatura! 

Aquecedor analógico  

O modelo de aquecedor de água a gás manual apresenta dois botões: um para controle do gás e outro para o controle da água.O botão de controle do gás é o que regula a altura das chamas dos queimadores, aumentando ou diminuindo sua potência. Já o botão de controle de água, atua na vazão e, consequentemente, na temperatura da água.

Em resumo, quanto mais girar o botão de gás, mais potente é o trabalho de aquecimento da água. Mas quanto maior a vazão de água, mais esforço do aquecedor com seu tempo e limite próprios. Veja agora como agir em cada um desses casos: 

Como regular a temperatura do aquecedor? 

O bom funcionamento dos aquecedores de água a gás depende do equilíbrio na abertura das torneiras ou botões. Em muitos casos, principalmente quando não está tão frio e o desempenho não precisa ser tão alto, aumentar a vazão da água ou a potência do equipamento pode significar desperdício de recursos. 

Ao menos que seja necessário uma potência de aquecimento, essas atitudes podem resultar no aumento do consumo de gás e também na conta de água. 

Aquecedor manual (analógico)

Para encontrar equilíbrio, basta avaliar o consumo médio da casa e calcular a posição mais indicada para não exigir demais do aparelho. Ter esse conhecimento em mente significa economia e maior aproveitamento. 

Utilizar o gás no seu desempenho máximo, faz com que funcione em potência alta de consumo. O volume de água também deve ser compatível, para que o aquecedor entregue a temperatura desejada, já que abrir demais a válvula de água influencia na temperatura e no desempenho do equipamento. 

Aquecedor digital 

Aqui basta definir um número desejado para que o aquecedor a gás utilize a configuração mais indicada para alcançar a temperatura desejada. Quem opta por um aquecedor digital deve definir uma temperatura compatível com o ambiente e que seja agradável de acordo com cada período e estação do ano. 

A temperatura pode ser mais baixa durante o verão ou períodos em que as temperaturas sobem. No inverno, basta acessar o painel e aumentar a temperatura média para que o aquecedor se adapte.  

Confira outras dicas para a manutenção e o controle adequado da temperatura dos aquecedores de água a gás. 

Dicas para aprimorar o funcionamento do aquecedor 

Apesar de ser um mecanismo de funcionamento, o aquecedor de água a gás demanda alguns procedimentos para seu pleno funcionamento.

Mantenha sempre limpo

Evitar o acúmulo de sujeira na ducha e torneiras auxilia na vazão da água, por isso a limpeza deve estar em dia para retirar resíduos que possam influenciar no desempenho e temperatura.

Manutenção em dia

É importante ter uma rotina de manutenção que inclua vistorias no equipamento, a procura de possíveis vazamentos e outros imprevistos. Conte com um profissional confiável para realizar inspeções, ajustes e possíveis trocas de peças quando necessário, evitando emendas e improvisos paliativos. 

Mão de obra qualificada

Contrate profissionais qualificados que tenham experiência na manutenção e contato com aquecedores a gás. Eles devem possuir registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Assim, a segurança e a qualidade do equipamento sempre estão asseguradas. 

Instalação correta 

É necessário contratar um profissional especializado capaz de reconhecer o espaço mais adequado para instalação, geralmente na área de serviço. É indispensável realizar o procedimento de instalação seguindo as medidas e recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Cuidados extras no inverno

Quando está mais frio, o aquecedor de água a gás é mais utilizado por trazer ainda mais vantagens para a rotina. Mas esses equipamentos precisam estar com a manutenção em dia para evitar vazamentos de monóxido de carbono. Os dutos devem ser bem instalados e em bom estado de conservação, para que o gás não entre em contato com o ambiente. 

Priorize equipamentos de qualidade e siga o manual do fabricante

Esta etapa garante a durabilidade e bom funcionamento do aquecedor a gás. As informações contidas no material disponibilizado junto ao equipamento não devem ser ignoradas, afinal, esse é o caminho mais rápido e eficaz para saber tudo que é necessário para utilizá-lo no maior potencial. 

Optar por um equipamento de procedência confiável facilita a utilização, montagem e manutenção, evitando contratempos e prolongando sua vida útil. Se for a hora, substitua por um novo e garanta mais economia e conforto.

Escolha entre o aquecedor de água a gás Lorenzetti LZ 750BP GN, com funções analógicas para regulagem de potência e vazão de água, ou conte com toda a facilidade do mecanismo digital do aquecedor de água a gás Lorenzetti LZ 3700DE GN

Encontre funções que facilitam ainda mais o dia a dia, como o aquecedor de água a gás Rinnai, compatível com controle Wi-Fi. As melhores marcas estão na loja online da Leveros

Descubra mais conteúdos interessantes como esse acessando o blog Leveros e tenha acesso às melhores recomendações e dicas úteis!  

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários