Dicas

Como calcular a potência de um ar-condicionado para a casa?

Como calcular a potência de um ar-condicionado para a casa?

13 de dezembro de 2023 0 7 min de leitura

Como calcular a potência de um ar-condicionado para a casa?

Entender como calcular a potência adequada para o ar-condicionado residencial proporciona muitas vantagens, não só no quesito conforto térmico, mas também favorece a economia nas despesas com energia elétrica. 

Muitas pessoas estão familiarizadas com o conceito de BTU/h (Unidades Térmicas Britânicas) dos aparelhos, mas nem todas sabem calcular a potência elétrica do ar-condicionado e quais as diferenças cruciais entre essas duas unidades de medida. Neste artigo da Leveros, você encontra todas as respostas sobre o tema. Continue a leitura e entenda como calcular a potência do ar-condicionado

Potência vs. BTU/h: entendendo as diferenças

Primeiramente, é importante esclarecer as diferenças cruciais entre BTUs e potência elétrica. Você provavelmente já ouviu falar sobre os BTUs do ar-condicionado e utiliza essa unidade de medida para buscar por um aparelho potente e com a capacidade adequada para a sua necessidade, certo?

De fato, esse critério é importante, pois ajuda a determinar a capacidade de resfriamento do aparelho. Afinal, um ar-condicionado fraco, com poucos BTUs, não é capaz de resfriar o ambiente adequadamente, assim como uma quantidade elevada pode gerar gastos desnecessários e o desgaste prematuro dos componentes.

Contudo, essa unidade de medida não é a única responsável por determinar a eficiência ar-condicionado, e é aí que entra a potência em watts. Basicamente, a diferença entre elas tem relação com funções específicas que cada uma representa. 

Explore essas diferenças de forma mais detalhada a seguir:

 

Potência em Watts

  • O que é: expressa em watts (W) ou kilowatts (kW), determina a quantidade de energia elétrica que o ar-condicionado precisa consumir para funcionar.
  • Como é usada: a potência tem relação com o consumo de energia do aparelho, então, quanto mais potente, mais energia precisa consumir para operar.  

Capacidade de resfriamento em BTU/h 

  • O que são: unidades de medida térmica internacionais que representam a capacidade de climatização do aparelho, ou seja, a quantidade de calor que o ar-condicionado é capaz de remover do ambiente em uma hora.
  • Como são usadas: o número de BTUs ajudam a determinar o quão eficiente o ar-condicionado é para resfriar o ambiente.  

Leia mais detalhes sobre o que é BTUs

 

Qual a relação entre BTUs e Watts? 

Em suma, existe uma relação entre a potência (W) e os BTUs, mas são coisas diferentes. Enquanto a potência é uma unidade de medida da energia elétrica consumida, os BTUs são uma medida da capacidade de resfriamento do ar-condicionado

Nesse sentido, considere que 1 BTU = 0,29307107 Watts e é possível utilizar uma fórmula para converter BTUs para Watts:

  • Potência (Watts) = Capacidade de Resfriamento (BTUs) ×0,29307107.

 

O valor 0,29307107 é um fator de conversão que considera a relação entre essas unidades de medida. Isso é feito por meio da conversão entre joules e BTUs, onde 1 BTU é aproximadamente igual a 1055 joules, e 1 watt é igual a 1 joule por segundo. 

Portanto, a conversão é feita dividindo a quantidade de BTUs por 3,412 (sendo aproximadamente 1055 dividido por 3,412), resultando no fator 0,29307107.

Essa conversão é útil quando você deseja saber a medida de potência de um modelo de ar-condicionado, a fim de entender seu consumo de energia elétrica associado à capacidade de resfriamento. 

Então, é especialmente importante entender essa diferença quando se deseja comparar a eficiência energética de diferentes condicionadores de ar ou avaliar o impacto da  operação de cada modelo no consumo de eletricidade mensal ou anual.

 

Qual a potência em média de um ar-condicionado?

Essa resposta é complexa, visto que a potência pode variar conforme o modelo e as características de cada ambiente. Em média, a potência elétrica de um ar-condicionado convencional pode ser na faixa de 1.000 a 1.600 watts. Mas um aparelho janela 7.000 BTUs, cuja capacidade costuma ser inferior, pode ter uma potência de 800 watts ou até menos. 

Qual a potência de um ar-condicionado de 12000 BTus

Um ar-condicionado não-inverter de 12.000 BTUs consome cerca de 3.510 watts ou 3,51 kW de energia elétrica por hora enquanto está em operação. O cálculo é o seguinte:

Watts = BTU * 0,293. Então, para um ar-condicionado de 12.000 BTUs:

Watts = 12.000 * 0,293

Watts = 3.510 W

Mas, considere apenas como um cálculo aproximado, visto que o valor exato pode variar conforme o tipo de aparelho, sua configuração e características do ambiente. 

Qual a potência do ar-condicionado inverter?

Em resumo, os condicionadores de ar inverter são mais eficientes do que os modelos convencionais. Isso significa que eles gastam menos energia elétrica para resfriar o ambiente de forma mais eficiente. 

A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) diz que os ar-condicionados inverter podem economizar cerca de 40% de energia elétrica em comparação aos convencionais, mas algumas marcas desenvolvem tecnologias que podem ultrapassar a faixa dos 70%. 

Portanto, se o ar-condicionado for inverter, procure pelo valor de potência máxima ou potência nominal. A potência máxima é o consumo máximo de energia do aparelho, enquanto a potência nominal é o consumo médio.

Como saber a potência do ar-condicionado?

Você pode encontrar a potência do ar-condicionado na etiqueta do produto. Geralmente, essa etiqueta pode ser localizada na parte de trás ou na lateral do ar-condicionado. 

Na etiqueta do ar-condicionado, você encontrará:

  • classificação de eficiência energética: varia de A a F, nas cores entre verde e vermelho, sendo A uma classificação de ar-condicionado mais eficiente;
  • capacidade de resfriamento em BTUs;
  • potência em watts, com o consumo de energia anual;
  • outras informações: como ruído, capacidade do fluxo de ar, número do modelo do aparelho, fabricante, entre outras. 

tabela de eficiência energética

Como calcular a potência do ar-condicionado para casa?

  • Consulte a etiqueta: busque as informações sobre potência em watts (W) ou kilowatts (kW). 
  • Avalie as características do seu ambiente: área total, altura do teto, isolamento térmico e exposição solar, bem como o número de janelas e portas.
  • Utilize a Calculadora de BTUs: a Leveros considera a largura x comprimento (m), quantidade de pessoas máxima no ambiente, incidência solar, período de maior exposição solar no ambiente e quantidade de janelas no ambiente.
  • Saiba como escolher certo o disjuntor para ar-condicionado

 

Leia mais sobre os critérios decisivos na hora da compra de um ar-condicionado novo

Tabela de capacidade de resfriamento em BTUs

tabela-de-btus-Leveros

Por fim, aqui estão algumas dicas para economizar energia com ar-condicionado:

  • instale o ar-condicionado em um local longe de fontes de calor e com espaço suficiente para a circulação do ar.
  • mantenha a temperatura do ar-condicionado ajustada na faixa dos 23 °C é suficiente para manter o conforto térmico.
  • limpe os filtros do ar-condicionado regularmente e contrate profissionais para realizar manutenções preventivas. 
  • desligue o aparelho quando você não estiver no ambiente. 

O profissional mais adequado para tirar dúvidas é o técnico credenciado para a instalação ou eletricista qualificado. Ele pode avaliar suas necessidades e indicar a potência elétrica e a capacidade em BTUs ideal para o ar-condicionado. Aqui, no blog, você encontra dicas para o seu projeto de climatização

Ao seguir essas dicas de como calcular a potência do ar-condicionado, você pode escolher um modelo eficiente e capaz de economizar energia elétrica. 

 

A Leveros tem uma consolidada experiência refrigeração, encontre o ar-condicionado mais econômico e acesse a central de atendimento para entender tudo sobre os produtos.

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários