Bem-Estar

Confira 5 cuidados com a saúde no inverno

Confira 5 cuidados com a saúde no inverno

22 de junho de 2022 0 6 min de leitura

Confira 5 cuidados com a saúde no inverno

Cuidados essenciais com a saúde no inverno

Vivemos em um país tropical e, na maior parte do território nacional, as mudanças climáticas trazidas pelo inverno, por vezes, tem mudanças bruscas de temperatura. Por isso, é preciso ficar atento aos cuidados com a saúde exigidos pelo clima mais frio e seco. E é sobre isso que iremos falar neste artigo, confira!

Características do inverno

O inverno é caracterizado como a estação do ano que se inicia logo após o outono e termina com o início da primavera. Ela é a estação mais fria do ano, onde o ar fica com baixa umidade e os ventos ficam mais intensos com dias mais curtos.

No Brasil, o inverno se estende desde o dia 21 de junho até o dia 22 de setembro e também é marcado por temporadas chuvosas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e Nordeste.

Cuidados com a saúde no inverno

No inverno, acontece a chamada onda viral ou surtos de gripes e viroses, fazendo com que as pessoas fiquem mais doentes, criando filas nos hospitais e aumentando o consumo de remédios. Além disso, o nosso corpo fica mais exposto, apresentando reações alérgicas e doenças respiratórias.

Mas você sabe quais são os principais causadores disso? A variação de temperatura, os ambientes fechados e a falta de cuidados com a saúde no inverno, são fatores que agravam as doenças em todas as idades, porém devemos dar atenção especial às crianças e idosos (pessoas com mais de 60 anos). Desta forma, para se prevenir de todas essas ameaças provocadas pelo inverno fique atento e cuide de sua saúde!

Vale ressaltar que, segundo a Sociedade brasileira de Cardiologia, no inverno o número de infartos cresce em torno de 30% e os AVCs em 20%, ou seja, precisamos nos atentar aos sintomas! As campanhas de vacinação são de extrema importância no combate desses males, pois diminuem os efeitos provocados pelos vírus que estão presentes no ar e reduzem os casos de um AVC, por exemplo.

Ainda podemos citar sobre as doenças de pele que se agravam no período do inverno, isso acontece porque o ar está com baixa umidade ou por tomarmos banhos muito quentes e demorados, deixando o ressecamento da pele mais evidente.

Confira como prevenir todos esses acontecimentos que citamos acima!

Dicas de cuidados com a saúde e pele no inverno:

1. Evite aglomerações

Como as doenças ficam mais transmissíveis no inverno, o ideal é evitar locais lotados, além de tomar as vacinas da gripe, higienizar as mãos com frequência, utilizar máscara caso esteja sentindo sintomas de gripe… Isso tudo ajudará você a se resguardar nas doenças mais comuns neste período.

2. Banho morno

Tomar banho morto e mais curtos, fará com que você diminua a agressão da temperatura na sua pele, evitando assim o ressecamento e aumentando a integridade da pele, além de reduzir o desperdício de água e contribuir com nosso planeta.

3. Alimentação

Além de utilizar roupas adequadas para permanecer aquecido no inverno, a alimentação é um fator determinante quando falamos em manter o corpo na temperatura e funcionamento corretos. Neste sentido, faça refeições completas e frequentes durante o dia, aposte em alimentos ricos em nutrientes, como frutas, legumes e peixe, eles têm alto teor em vitaminas C e D.

4. Hidrate-se

No frio, temos a tendência de tomar menos água, mas este líquido é essencial para o funcionamento correto do organismo, ou seja, hidrate-se! Nossa dica é: esteja sempre com uma garrafinha de água ao seu lado, desta maneira, você não esquecerá de beber água.

Precisando de um purificador de água, clique aqui que te ajudamos com isso.

Outra hidratação importante é a da pele e lábios, como já citamos antes, devido aos banhos quentes e as temperaturas baixas a nossa camada protetora fica danificada por isso, o uso de hidratantes, óleos e sabonetes de glicerina deve ser dobrado.

5. Exercícios físicos

Durante o período de inverno, a vasoconstrição tende a diminuir, causando redução no fluxo sanguíneo, provocando o aumento nos casos de AVCs e infartos, devido à falta de equilíbrio metabólico na região dos tecidos.

Para diminuir isso, pratique exercícios físicos, eles têm um efeito protetor no processo circulatório do corpo, auxiliando nos processos da vasodilatação e vasoconstrição.

Você sabe o que é choque térmico?

termometro 220622

O choque térmico é caracterizado por levar o corpo a mudança brusca de temperatura, fazendo com que você sinta um frio e pele arrepiada ou rosto corado e pele suada. Para evitar isso, faça a mudança gradual de ambientes e use roupas adequadas.

Confira neste post algumas dicas para evitar o choque térmico no inverno.

Benefícios de contar com um ar-condicionado quente-frio no inverno

ar-condicionado auxilia no cuidado da saúde

Para uma temperatura agradável em todas as estações do ano, aposte em um ar-condicionado quente e frio Os benefícios são inúmeros, confira 3:

  •  Versatilidade: invés de comprar dois aparelhos, foque em um só com múltipla função, o ar quente e frio, te ajuda a economizar dinheiro e espaço!
  • Conforto térmico: tenha a temperatura ideal durante o ano inteiro! Você não precisa se preocupar como está o dia lá fora quando conta com um ar quente e frio.
  • Economia: Além da economia de espaço e dinheiro apostando em um ar-condicionado quente e frio, você economiza na conta de energia com aparelhos com Selo Procel A.

Mas se você já se perguntou alguma vez se o ar-condicionado resseca o ar e prejudica a saúde, confira este artigo!

Vantagens de um aquecedor de água a gás no inverno

chuveiro 220622

Apostar em um aquecedor a gás é uma ótima saída para quem quer ter água aquecida e economia na conta de luz. No país, esse equipamento tem se tornado cada vez mais popular e comum nas residências, veja as vantagens:

  • Água quente nos chuveiros e torneiras da sua casa;
  • Economia na conta de energia;
  • Aquecedor a gás tem grande longevidade;
  • É um equipamento seguro e de funcionamento simples;

Quer adquirir um ar-condicionado quente e frio ou um aquecedor de água a gás para aproveitar o inverno? Confie em quem está a mais de 40 anos no mercado levando bem-estar para milhares de famílias, confira todas as soluções disponíveis no site Leveros!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários