Dicas

Qual o mais econômico: ar-condicionado janela ou split?

Qual o mais econômico: ar-condicionado janela ou split?

09 de maio de 2022 0 5 min de leitura

Qual o mais econômico: ar-condicionado janela ou split?

Mais econômico: ar-condicionado janela ou split?

Os aparelhos de ar-condicionado são muito conhecidos no nosso país, graças ao nosso clima de verão que aparece em todas as estações do ano. Por isso, é natural que surjam dúvidas no momento de escolher o aparelho mais completo, mais bonito e, claro, mais econômico.

Dentre os tipos de ar-condicionado mais conhecidos, o de janela e o split são os mais comuns. Bastante versáteis, eles têm um sistema de refrigeração que funciona por compressão a vapor, por isso, seu modo de operação é parecido. Porém, cada um tem suas características e diferenças que são importantes de serem avaliadas no momento da compra.

Nesse artigo do blog da Leveros, vamos te mostrar mais sobre esses condicionadores de ar, falar sobre o que torna um ar-condicionado  econômico e quais as diferenças entre o split e janela. Acompanhe e boa leitura!

Conhecendo os modelos

Venha saber mais sobre eles e entender seu funcionamento:

Ar-condicionado janela

ar-condicionado janelaO ar-condicionado janela é um dos modelos mais antigos de condicionadores. Ele é formado por uma peça única, embutida na parede e algumas marcas trabalham com o formato janela, baseado em um design diferenciado. Essa preocupação é voltada para que o equipamento não afete negativamente a decoração da sua casa ou escritório.

Diante de todos os ares-condicionados, o de janela é um dos mais acessíveis, tendo uma instalação simples. No caso das manutenções, suas peças são fáceis de ser encontradas, o que é ótimo para quem precisa de um equipamento mais robusto e eficiente.

Porém, é possível que o ar-condicionado de janela emita mais ruído do que os modelos splits, o que pode atrapalhar quem precisa de um lugar calmo e silencioso.

Ar-condicionado split

ar-condicionado splitOutro condicionador de ar comum é o split, sendo bastante silencioso e trabalha com componentes separados. Todos os splits trabalham com duas partes:

  • uma unidade interna, chamada condensadora, que resfria o ambiente; 
  • uma unidade externa, conhecida como evaporadora, responsável por circular o gás refrigerante.

Ambas as partes são ligadas por tubulações específicas, havendo a necessidade de instalação com técnicos especializados e credenciados pela marca do seu aparelho split.

Um ponto que você deve se atentar, é relativo às tecnologias presentes no sistema do ar-condicionado split. Aqueles que possuem a inovação inverter são bastante econômicos, pois trabalham continuamente para o seu conforto térmico, sem picos de energia e maiores gastos.

Diferença entre os dois modelos

Para entender melhor sobre a sua economia, confira o comparativo que fizemos relacionado aos dois condicionadores de ar, baseado nas características como instalação, manutenção e tecnologia utilizada.

Instalação e manutenção

Fora o ar-condicionado portátil e o janela, todas as outras opções precisam de uma instalação especializada. Ao contar com um técnico credenciado, as chances de erro e problemas no equipamento são menores, evitando dores de cabeça para você.

As peças do ar-condicionado janela são mais fáceis de serem encontradas e no caso do modelo split, as peças são comercializadas em centros credenciados. É recomendado que a troca de peças seja feita por profissionais especialistas, que sabem resolver o seu problema efetivamente.

Tecnologia

A tecnologia dos condicionadores de ar estão em constantes evoluções. Atualmente, os modelos janela e split são muitos inovadores, com uma estrutura resistente, design inteligente e trazendo mais praticidade para quem precisa desse aparelho diariamente.

Um grande diferencial é o inverter, que ajuda a consumir menos energia e entregar muita eficiência. Quer conhecer todos os detalhes dessa inovação incrível? Saiba o que é ar-condicionado inverter aqui!

Qual é o mais econômico: split ou janela?

Ficou claro que cada modelo de ar-condicionado tem a suas características e seu modo de funcionamento, mas qual deles é o mais econômico? A resposta é que depende, pois ambos são projetados para atender às suas necessidades!

Se você está procurando um ar-condicionado mais em conta, será muito bem atendido pelo ar janela. Mas, se procura por um produto tecnológico, o split é o mais indicado, sendo o modelo inverter o mais econômico da categoria.

Por isso, entenda suas exigências, pesquise bastante por marcas confiáveis e escolha aparelhos completos para deixar a sua casa ainda mais completa.

O que faz um ar-condicionado ser econômico?

Antes de falar sobre economia, é importante que você saiba que todos os condicionadores de ar vão consumir energia. Dependendo da intensidade, temperatura e tempo de funcionamento, sua conta pode alternar para mais ou menos.

Indo direto ao ponto, modelos de ar-condicionado mais antigos são os que mais consomem energia, justamente por conta da tecnologia das peças. Para saber mais sobre isso, verifique a eficiência energética pelo selo PROCEL.

Um mito muito comum, é relativo à voltagem: quando dizem que aparelhos de 220V consomem menos energia que aqueles 110V. Ambos os aparelhos vão necessitar da mesma potência energética, diferenciando apenas a corrente que ele necessita para funcionar plenamente.

Diante disso, o que faz um ar-condicionado ser econômico é a sua tecnologia interna, potência e modo de uso. Aparelhos que trabalham na sua temperatura mínima ou máxima também gastam mais eletricidade.

Nesse caso, comece a aplicar boas práticas de uso, realize a limpeza e manutenção periódica do item para evitar queda de eficiência e veja 5 dias para te ajudar a economizar utilizando o ar-condicionado!

Gostou desse conteúdo? Continue no blog da Leveros e confira nossas dicas de bem-estar e cuidados!

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários