Dicas

Como aquecer os ambientes no inverno? Confira dicas importantes

Como aquecer os ambientes no inverno? Confira dicas importantes

10 de maio de 2023 0 7 min de leitura

Como aquecer os ambientes no inverno? Confira dicas importantes

O frio leva as pessoas a buscarem alternativas eficientes para aquecer ambientes durante o inverno. O conforto e o bem-estar estão diretamente ligados à temperatura dos ambientes, e neste guia explicativo, a Leveros apresenta algumas técnicas e sugestões para afastar as baixas temperaturas. 

Continue lendo para conferir algumas dicas práticas e saber como enfrentar o inverno com total conforto e economia. Aproveite a leitura!  

Como cuidar da casa no inverno?

Independentemente de você amar a chegada do inverno ou preferir as temperaturas mais elevadas, é interessante aderir a algumas alternativas para amenizar o frio dessa estação, uma vez que isso pode afetar a qualidade de vida, o humor e até mesmo o descanso.

Primeiramente, é importante conhecer as principais consequências negativas de não aquecer adequadamente os ambientes: 

  • doenças respiratórias: ambientes frios têm potencial para aumentar os riscos de desenvolver alguma doença respiratória, como resfriados, gripes ou pneumonia;
  • agravamento de doenças crônicas: pessoas que não se mantêm aquecidas adequadamente podem sentir o agravamento dos sintomas de doenças como asma, artrite e doenças autoimunes;
  • desconforto físico e psicológico: permanecer em um ambiente que não proporciona conforto térmico afeta o bem-estar físico e mental das pessoas, causando estresse e potencializando sintomas de depressão e ansiedade; 
  • dificuldades para dormir: tentar descansar em um local gelado prejudica o relaxamento e dificulta o sono reparador;
  • estresse no sistema cardiovascular: pessoas com problemas cardíacos podem enfrentar problemas se forem expostas a ambientes frios constantemente, pois isso afeta os vasos sanguíneos e a pressão arterial.

Algumas regiões costumam ser ainda mais frias que outras, tornando a missão de aquecer os ambientes ainda mais complexa. A seguir, confira algumas sugestões de soluções simples que podem ajudar a aquecer seus ambientes durante o inverno.

Luz solar 

O sol é uma fonte de calor natural que deve ser aproveitada ao máximo. Durante o dia, permita que a luz do sol aqueça os cômodos onde há incidência. Além disso, os raios ultravioleta fornecem vitamina D para o corpo humano e ajudam a eliminar poluentes e causadores de doenças e alergias, como os ácaros domésticos.

Mantenha as cortinas abertas durante o dia para permitir que essa fonte de calor gratuita aqueça os cômodos. Quando o sol se pôr, feche tudo para reter o calor no interior dos ambientes.

Tapetes, cortinas e roupas de cama 

Escolha tapetes grossos para reter o calor no chão, cortinas térmicas para barrar o frio que vem de fora, além de cobertores, mantas, edredons e almofadas. Enquanto esses itens protegem contra o frio, atuam como decoração para tornar o ambiente mais bonito e aconchegante.

Isolamento térmico

Isolantes térmicos ajudam a barrar o ar frio que costuma passar pelas frestas das portas e janelas. Escolha um material isolante para vedar a entrada de ar, pode ser necessário pedir orientações a um especialista. 

Como aquecer ambientes no inverno?

Se, apesar das dicas anteriores, o seu lar ou local de trabalho continuar frio, vale a pena investir em alguns equipamentos e eletroeletrônicos que contribuem para manter temperaturas adequadas, como lareiras, aquecedores e ares-condicionados. 

Ar-condicionado quente/frio

O uso do ar-condicionado na função aquecedor é perfeito para elevar a temperatura interna dos ambientes nos dias frios, sendo o aparelho mais indicado para climatizar durante o ano todo. 

Definitivamente, esse aparelho é o mais indicado para cuidar da casa no inverno, especialmente com bebês, crianças pequenas, idosos ou pessoas e pets com algum tipo de vulnerabilidade. 

Com ele, você pode climatizar utilizando um controle remoto para manter a faixa de temperatura desejada. No inverno, a recomendação é usar o ar-condicionado na temperatura entre 20 °C a 23 °C, considerada a temperatura ideal do ar-condicionado.

Embora seja permitido utilizar o ar-condicionado em temperaturas elevadas, como 29 °C, considere que essa prática deve ser moderada para evitar choques térmicos e outros problemas.

Nesse sentido, o recomendado é ligar o equipamento em uma temperatura mais elevada por poucos minutos e, depois, manter na faixa dos 23 °C. Saiba como colocar o ar-condicionado no quente.

Como funciona o ar-condicionado quente frio? 

Também chamado de ar-condicionado com ciclo reverso, é um aparelho que aquece os ambientes, além de esfriar e ventilar. Os modelos convencionais apenas refrigeram e ventilam, já o ar-condicionado quente/frio, oferece um mecanismo (válvula de inversão) que reverte o ciclo de refrigeração e aquece o ar interior.

É a versão mais versátil, pois pode funcionar em todas as estações do ano, perfeita para aquecer o bebê no inverno, proporcionar conforto para toda a família ou trabalhar com mais comodidade. 

Leia mais sobre as vantagens do ar-condicionado quente e frio.

 

Ar-condicionado reverso para o cuidado da casa no inverno

A escolha do melhor ar-condicionado depende da quantidade de cômodos e do tamanho do ambiente, considerando que é preciso calcular os BTUs necessários para atender às demandas de carga térmica.

É muito importante pesquisar as características e a ficha técnica de cada modelo para entender qual deles é mais adequado para suas necessidades.

Para ter uma sugestão personalizada, converse com um especialista em dimensionamento e utilize a calculadora de BTUs da Leveros para determinar a configuração mais compatível.

Para não se preocupar com a conta de energia, escolha um ar-condicionado Inverter para economizar cerca de 70% no consumo de energia, quando comparado aos modelos convencionais, ou invista no Dual Inverter da LG, que garante uma diminuição de até 77% nos gastos.

 

Conheça agora algumas sugestões de marcas de ar-condicionado quente e frio:

split hi-wall LG (Dual Inverter Voice), TCL (Elite Series); Daikin (Eco Swing ou Exclusive), Fujitsu, Springer Midea (Air Evolution), Elgin (Eco ou Care), Philco, Gree (Eco Garden, G-Top ou G-Diamond) e Agratto (One Top)
multi split Trane, Fujitsu, LG, Daikin ou Springer Midea
piso teto Gree (G-Prime), LG e Fujitsu (teto)
cassete Carrier (fancolete), Daikin (SkyAir), LG, Fujitsu, Elgin
split duto Trane, Daikin (SkyAir) 

Além desses aparelhos, há mais uma infinidade de opções! Para se aprofundar ainda mais no assunto, leia sobre as melhores marcas de ar-condicionado inverter para determinar qual é sua favorita!  

Para garantir todas as vantagens do ar-condicionado, não se esqueça das manutenções preventivas, elas devem ser realizadas no prazo estabelecido no manual do fabricante. É justamente esse cuidado que garante que o ar-condicionado promova saúde e bem-estar para você, sua família ou colaboradores!

Em suma, aquecer os ambientes no inverno é uma tarefa simples quando você sabe aproveitar o calor da luz solar e o isolamento térmico, utiliza itens quentinhos de cama, mesa e banho, e usufrui de um bom ar-condicionado quente e frio.

Se você curtiu saber disso, aproveite para ler sobre os cuidados com a saúde no inverno e encontre dicas preciosas para usar seu ar-condicionado no inverno

Conte com a Leveros para garantir seu novo ar-condicionado quente e frio com parcelamento sem juros ou descontos no Pix! 

 

Compartilhe este post ;)
Tags

Não existem tags para este post!

Inscrever
E-mail:
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários